NOTÍCIAS
Notícias

Decretada lei que reconhece forró como manifestação cultural nacional

Ritmo musical se junta a outras manifestações culturais reconhecidas como expressões autênticas da cultura do país

Escrito por A Rádio POP

08 NOV 2023 - 08H49 (Atualizada em 08 NOV 2023 - 14H15)

Thelma Amaro Vidales/shutterstock

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que reconhece o forró como manifestação cultural nacional do Brasil.

O projeto para tornar a expressão artística – símbolo do Nordeste – em manifestação cultural nacional é do deputado federal Zé Neto (PT-BA).

No Senado Federal, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi a relatora e lembrou que o forró é "um gênero musical e uma dança que evoca a beleza e a riqueza das tradições do nordeste do Brasil " e que "desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país".

"Além de sua importância cultural, o forró também tem grande importância para a economia brasileira. Festivais de forró atraem turistas de todo o País e do mundo e injetam recursos nas comunidades locais, promovendo o desenvolvimento econômico dessas regiões", afirmou a relatora.

O professor e especialista em história do Brasil colonial Estevam Machado apontou os possíveis benefícios para o gênero a partir da nova lei.

"Essa conquista do forró como manifestação cultural brasileira vai além do ponto de vista simbólico como valorização da cultura nordestina. Ela também aponta para a direção de políticas públicas de fomento e valorização que vão preservar esse patrimônio que está no coração, na alma do povo brasileiro", afirmou Machado.

Marcado pelo som da zabumba, da sanfona e do triângulo, esse gênero genuinamente nordestino revelou grandes cantores que entraram para a história da música no Brasil como João Gomes, Wesley Safadão, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alceu Valença, Zé Ramalho, entre muitos outros.

Divulgação Redes Sociais
Divulgação Redes Sociais


Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...