A partir desta sexta-feira, 03 de outubro, os olhares de todo o Brasil se voltam para o Santuário Nacional, que receberá milhares de devotos para a Novena e Festa da Padroeira 2025.
Maria Helena Malta, voluntária do Santuário, integra a equipe responsável pela coordenação das entradas da Imagem de Nossa Senhora durante a celebração. Com dedicação, ela organiza os gestos e movimentos que tornam a Novena mais bonita e participativa, garantindo uma experiência emocionante para os devotos.
Em entrevista ao Jornal Regional, Maria Helena falou sobre a participação dos voluntários na Novena da Padroeira, explicando quando começaram os preparativos, como são pensadas as coreografias sob o olhar litúrgico e artístico e de que forma o grupo se aprofundou no tema deste ano “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”.
“A Novena não é feita por uma pessoa, ela é feita por um grupo de pessoas e cada um tem uma responsabilidade. Os nossos voluntários nas entradas chegam em torno de 100, 120 pessoas, isso depende do dia, claro. Quando chega até mim o tema, eu rezo primeiro, pedindo a intercessão de Nossa Senhora e a ajuda do Espírito Santo para que a gente faça um trabalho bonito, que toque o coração do outro, que seja um verdadeiro trabalho oracional. Nas entradas, nós tentamos transmitir o que a oração do livrinho está trazendo, para que o devoto acompanhe aquele clamor do dia.”
Maria Helena destacou também as que entradas da Imagem na Novena vão além da estética, sendo preparadas como momentos de oração e reflexão, em respeito à Mãe Aparecida e aos devotos que participam das celebrações.
“Todos os anos é um desafio novo de estudar, pensar e trazer as entradas de uma forma oracional e não de uma forma que seja só visual. Não é somente encher a Igreja de beleza, porque não é esse o intuito. Cada entrada ali é pensada de forma que auxilie o outro a rezar, a ver as entradas, tanto o voluntário como a beleza do carro-andor, a gente vê o que vamos rezar naquele dia, essa é a função das entradas bonitas. Por mais bonito que seja, é um momento de oração. Respeitamos nossa Mãe Aparecida e cada devoto que aqui vem agradecer a Deus essa presença de Nossa Senhora conosco.”
Confira a entrevista na íntegra:
Veja os demais destaques do Jornal Regional:
— SAAE de Aparecida é alvo de buscas de documentos por parte do Ministério Público e diretoria da autarquia aguarda novos desdobramentos da promotoria;
— Nova gestora da UPA de Guaratinguetá assume serviços nesta semana com o desafio de melhorar e agilizar atendimentos à população;
— Sabesp é autorizada a usar Rio Paraíba para suprir abastecimento de São Paulo e especialista aponta risco de racionamento de água;
— A menos de 2 meses para COP 30, Ilhabela realiza encontro inédito para discussão de sustentabilidade e bioeconomia;
— Comércio da região espera 4% de aumento nas vendas para o dia das crianças;
— Hoje é dia Mundial do Coração: Cardiologista dá orientações sobre como cuidar da saúde cardiovascular.
Acesse aradiopop.com.br/jornalregional, acompanhe as novidades e mantenha-se sempre bem informado, acompanhando os principais destaques da região aqui no Jornal Regional.
A magia de Janis Joplin retorna em exposição inédita
Rock Tracks traz notícias quentes e antecipa a aguardada mostra dedicada a Janis Joplin, que chega em fevereiro ao MIS com 300 itens originais da artista.
DJ Nando Black no Tá na Pista!
Fique ligado, o som está só começando. Confira na íntegra!
Chef no Ar: Panetone Salgado
A grande surpresa fica por conta do Panetone Salgado, uma versão irresistível que reinventa o tradicional e promete conquistar todos os paladares!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.