Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Semana da Mulher: mercado de trabalho e empreendedorismo no universo feminino

Escrito por A Rádio POP

05 MAR 2024 - 15H52 (Atualizada em 06 MAR 2024 - 09H08)

Divulgação Rádio Pop

Nessa semana especial da Mulher, o Jornal Regional apresenta uma série de entrevistas com mulheres que fazem a diferença na nossa região do Vale do Paraíba.

Na segunda entrevista da semana, recebemos ao vivo nos estúdios, para falar sobre a presença da mulher no mercado de trabalho e o empreendedorismo feminino, a Especialista em currículos e desenvolvimento pessoal e Professora da Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, Renata Marcondes.

Dados do último censo do IBGE, em 2022, mostram que o número de mulheres ocupadas no Brasil é de 46,3% enquanto de homens é de 66,3%. Os dados mostram ainda que as mulheres recebem salários 22% menor em comparação com os homens. Sobre este cenário, a Especialista falou dos desafios que as mulheres ainda enfrentam no mercado de trabalho, especialmente na nossa região do Vale do Paraíba. 

“O desafio ainda é grande, na minha época, quase 20 anos atrás, ele era maior ainda. O desafio de ser aceita, principalmente em cargo de liderança, de ser ouvida, de ter a sua voz ali, de ser reconhecido. Este desafio, hoje, é um pouco menor, mas ele ainda existe. Eu percebo o movimento das empresas no sentido de criar mais reconhecimento, de criar dentro da sua cultura, uma política de contratação, inclusive ter um limite para que aquela mulher esteja em cargos, principalmente de liderança. Talvez ainda não seja o suficiente, mas pelo menos existe esse movimento que é tão importante para nós.” 

A especialista ainda ressalta o papel da mulher não somente no mercado de trabalho, mas também suas diversas funções, que muitas vezes é muito mais diversificado do que os dos homens.

A mulher desempenha papéis muito mais diversificados do que os homens e às vezes ao mesmo tempo, então a mulher é dona de casa, ela é empreendedora, ela trabalha na empresa e quando ela volta para casa ela não vai descansar, ela vai cuidar daquela casa. Então esse desempenhar de papéis ainda é uma barreira para ela. Quando ela chega para esse mercado de trabalho, ela também chega um pouco mais cansada, um pouco mais desacreditada.”  

Confira o bate-papo na íntegra!

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— Estado de São Paulo soma 138 mil casos de dengue e decreta situação de emergência;

— Pindamonhangaba lança Programa Banco de Ração para apoiar protetores de animais e famílias em vulnerabilidade;

— Por 6 votos a 3, vereadores de Aparecida abrem nova CPI para investigar possíveis irregularidades no aluguel do prédio do Poupatempo;

— Governo do Estado diz que barragem dos mottas não oferece risco de rompimento, mas deve se reunir com prefeituras para avaliar reparos;

— Novo comandante da Polícia Militar do Vale do Paraíba planeja aumento de operações na região.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...