O dia 7 de setembro de 2022 marca o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil. Uma longa história da qual a Rádio Aparecida faz parte há mais de sete décadas, transmitindo o Evangelho de Cristo.

A Rádio Aparecida se tornou a voz da Igreja no Brasil, através de uma programação fundada nos valores da religião, do entretenimento e do jornalismo. E com a ajuda da tecnologia e pelo sinal da Rede Aparecida de Rádio, consegue amplificar sua voz.

Pioneirismo, audácia e tradição marcam esta linha do tempo, que hoje se multiplica com a ajuda da TV Aparecida e do Portal A12.

Conheça um pouco dessa história abaixo!

1717 CDM Santuário Nacional-Beto Leite

Encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Há 305 anos, a imagem de Nossa Senhora foi encontrada pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia no Rio Paraíba do Sul.

Os três pescadores buscavam por peixes para o banquete que a Vila de Santo Antônio, em Guaratinguetá, preparava para Dom Pedro de Almeida e Portugal, governante da Província de São Paulo e Minas Gerais; porém, acumulavam tentativas frustradas.

Até que a imagem apareceu nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e rio abaixo, a cabeça. Ao colocarem a imagem no barco, foram abençoadas com muitos peixes e esse momento deu início à história de fé e devoção à Padroeira do Brasil.
1894 Foto oficial da primeira equipe tirada na Alemanha, antes da viagem para o Brasil

Chegada dos Missionários Redentoristas a Aparecida

Em 28 de outubro de 1894, os Missionários Redentoristas chegaram a Aparecida para se dedicarem ao cuidado pastoral do Santuário. E mesmo sem dominar bem o português, os religiosos imediatamente começaram a celebrar missas e sacramentos, atender confissões, entre outras atividades, saindo também para pregar as Santas Missões.

Com o passar do tempo e bebendo da herança de Santo Afonso de Ligório, os redentoristas construíram uma história caracterizada pela coragem e pioneirismo, com destaque para o uso dos meios de comunicação para propagar o Evangelho de Cristo.
1922 Antena de transmissão radiofônica

Primeira transmissão radiofônica no Brasil


No dia 7 de setembro de 1922 aconteceu a primeira transmissão de rádio no Brasil, direto do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, então capital do país. À época, 80 receptores espalhados pelo Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis receberam a transmissão, que teve um discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, falando sobre o centenário da Independência do Brasil, e a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.

Edgar Roquette Pinto esteve à frente da iniciativa e é considerado o pai da radiodifusão brasileira. A partir desse dia até os tempos atuais, muitos capítulos da história do Brasil ficaram marcados por transmissões radiofônicas.
1951 Cerimônia de bênção e inauguração da Rádio Aparecida

Fundação da Rádio Aparecida (empenho destacado do Pe. Vítor Coelho de Almeida)

No dia 8 de setembro de 1951, às 9h, entrava no ar a Rádio Aparecida! Um projeto sonhado por muitos anos e que teve sua primeira iniciativa para acontecer em 1937, através do Pe. Oscar das Chagas Azeredo.

Em 1950, a Presidência da República autorizava uma emissora de rádio em Aparecida. E no ano seguinte a Rádio Aparecida começava suas transmissões para se tornar a voz da Igreja no Brasil. Começou pequena, mas evoluiu através do empenho dos Missionários Redentoristas, que viam no rádio um aliado ao serviço pastoral.

Padre Humberto Pieroni foi o primeiro diretor. A transmissão do Terço e da Missa na Basílica Histórica viraram tradição, e os programas “Os Ponteiros Apontam Para o Infinito” e Consagração a Nossa Senhora ganharam notoriedade com Pe. Vítor Coelho de Almeida.
1955 Santuário Nacional em Construção visto a partir da atual Casa do Pequeno

Início da construção do Santuário Nacional

O dia 11 de novembro de 1955 marcou o início efetivo da construção do Santuário Nacional. O projeto arquitetônico é de autoria de Benedito Calixto, que carregava muita experiência em arte sacra e liturgia. Seu trabalho era projetar um lugar que representasse a fé à Padroeira e fosse espaçoso para receber bem os devotos que visitavam Aparecida todos os anos. Em outubro de 1982, ocorreu a transladação da imagem milagrosa da Basílica Velha para a Nova, dando início definitivo às atividades religiosas, sob o zelo apostólico dos Missionários Redentoristas.

Na sua história, o Santuário foi visitado por três Papas: João Paulo II, em 1980, Bento XVI, em 2007, e Papa Francisco, em 2013.

Hoje é o maior Santuário do mundo dedicado a Maria, acolhendo milhões de visitantes de todos os lugares do mundo.
1955 Regina Maria, locutora e apresentadora do programa do Clube dos Sócios

Criação do Clube dos Sócios da Rádio Aparecida


No dia 7 de setembro de 1955, foi criado o Clube dos Sócios da Rádio Aparecida. Um programa especial que dava voz aos associados, com apresentação de Reinaldo Galvão e Regina Maria.

Este projeto trouxe um novo modo de ser Igreja, levando o protagonismo que antes era todo do clero também para o leigo, que com sua ajudava incondicional divulgava e promovia a Rádio Aparecida.

Neste mesmo ano, dia 1º de outubro, foi inaugurado o novo prédio da Rádio Aparecida, ao lado da Basílica Histórica, com 3 andares e várias salas, além de um auditório para 200 pessoas.

1956 Cardeal Motta na Inauguração do Museu

Inauguração do Museu Nossa Senhora Aparecida


Inaugurado em 8 de setembro de 1956, o Museu Nossa Senhora Aparecida possui uma vasta coleção de objetos arqueológicos, peças indígenas e sacras a partir de coletas na região, reunidas pela professora Conceição Borges Ribeiro.

O primeiro local do Museu foi no prédio das oficinas gráficas, depois foi transferido para a Galeria do Hotel Recreio e desde 1967 está localizado na Torre da Basílica Nova. O acervo do Museu hoje excede os vinte mil itens, formado pelas peças originais de Dona Conceição e por doações de inúmeros romeiros.

O local também realiza exposições permanentes e temporárias sobre temas ligados a história e devoção à Padroeira do Brasil.
1977 Padre Orlando Ricardo Gambi, diretor, quando da inauguração da Rádio Aparecida FM

Inauguração da Rádio Aparecida 90,9 FM (conhecida hoje como A Rádio POP)


No dia 18 de setembro de 1977 foi inaugurada a Rádio Aparecida 90,9 FM, após dois anos de trabalhos para a instalação da torre, do transmissor e de novos equipamentos. A nova rádio nasceu trazendo uma programação de alto nível e qualidade, voltada para os ouvintes do Vale do Paraíba, sul de Minas e Oeste do Rio de Janeiro.

Hoje é conhecida como A Rádio POP, uma emissora que agrada desde os mais saudosistas até os mais jovens, com programas diversificados que unem música, informação e entretenimento.
A Rádio POP transmite semanalmente mais de 80 horas de programação ao vivo e abre espaço para o ouvinte interagir pedindo sua música, mandando um recado e deixando a sua opinião durante o jornal.
2005 Inauguração da TV Aparecida - Ao centro Cardeal Raimundo Damasceno, à esquerda Cardeal Eugênio Salles, arcebispo do Rio de Janeiro, e à direita, Padre César Moreira

Fundação da TV Aparecida (empenho destacado do Cardeal Aloísio Lorscheider)


Na celebração dos 50 anos da Rádio Aparecida, em 2001, a direção da Fundação Nossa Senhora Aparecida, com empenho destacado do Cardeal Aloísio Lorscheider, decidiu buscar um canal de televisão existente para Aparecida no Plano Básico de Radiodifusão, e assim dar um grande passo para a tão sonhada TV Aparecida.

Em outubro de 2001 foi assinado em Brasília/DF o contrato com o Ministério das Comunicações, que marcava o prazo de 36 meses para a emissora entrar no ar. E no dia 8 de setembro de 2005 aconteceu a primeira transmissão da TV Aparecida.


São 17 anos no ar, consolidada entre as 10 maiores redes de televisão do Brasil em abrangência, com uma programação diversificada feita com muito amor e cuidado. As histórias da Rádio e TV Aparecida estão ligadas, e juntas elas levam o amor da Mãe aos lares devotos de todo o Brasil.
2010 Inauguração do Portal A12 - Da esquerda para a direita: Pe. Victor Hugo, Pe. José Marques, Pe. Helder, Pe. Luiz Cláudio e Pe. Queiroz. No microfone, Dom Darci, à época Pe. Darci Niciolli

Fundação do Portal A12

Em 1º de abril de 2010 entrava no ar o Portal A12, a parte digital da Rede Aparecida de Comunicação, que coloca a evangelização na palma da mão.

Hoje são 22 sites, sendo o portal católico mais acessado do Brasil, com 130 mil visualizações diárias, além de cuidar também das redes sociais, do Aparecida Play, do Aparecida Ao Vivo e do Aplicativo Aparecida.

E através do Portal A12, a Rádio Aparecida se tornou digital, com seu conteúdo transmitido on-line e com imagens dos estúdios através do A12.com/radio, fazendo com que a emissora de Nossa Senhora possa ser acompanhada de qualquer lugar do mundo.
2016 Visita a Rádio 9 de julho em São Paulo

Criação da Rede Aparecida de Rádio (RAR)

 A partir de 2016, o conteúdo da Rádio Aparecida teve seu sinal amplificado pela Rede Aparecida de Rádio, disponibilizado via satélite ou internet para emissoras parceiras.

Hoje, são quase 100 rádios em todo o Brasil afiliadas à Rede, transmitindo o conteúdo que a qualidade, estrutura e tradição da emissora de Nossa Senhora oferecem.

Pela Rede Aparecida de Rádio, a tradição da Rádio Aparecida segue viva e alcançando diversos pontos do Brasil, com uma programação de alta qualidade e produzida em cima de quatro pilares: formação, informação, evangelização e boa música.

voltar ao topo

Exposição valoriza os 100 anos da Rádio no Brasil

A Rádio Aparecida prestigia os 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil com exposições e uma página no A12 sobre o tema.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Rádio Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.