Notícias

5 passos para fazer um plano de negócio para empresa

Escrito por Rádio Aparecida

08 DEZ 2022 - 08H00 (Atualizada em 08 DEZ 2022 - 08H44)

RODNAE/Pexels

No Brasil, o número de empresas que não passam do primeiro ano de vida é consideravelmente grande. Para que isso não ocorra com sua empresa, é importante saber como fazer um plano de negócios que traga segurança.

Ele serve para todos os perfis empreendedores para ajudar a organizar as ideias e a crença sobre o novo negócio, além de se tornar uma verdadeira ferramenta de inspiração para o futuro time interno.

Dariane Gatto, estrategista de negócios, traz 5 dicas para você seguir e ter sucesso:

Análise de mercado

No momento de criar um plano de negócios analisar o mercado, as oportunidades, os concorrentes, os fornecedores, o potencial de consumo é fundamental. "Não podemos abrir um negócio apenas por que gostamos ou acreditamos nele, os negócios são abertos e bem sucedidos porque tem potencial para isso e vão ao encontro de alguma solução necessária para as pessoas", afirma Dariane.

Plano de marketing

Anote como pretende fazer o seu produto chegar ao cliente. "Como você vai vender?" É isso que precisa estar explicado e planejado no plano de marketing. "Um negócio não funciona no improviso, você precisa definir como vai se relacionar com esses clientes, como será visto, o que vai fazer para ser lembrado, que canais de comunicação vai adotar e priorizar", explica Dariane.

Plano operacional

Os negócios precisam funcionar e é isso que precisa estar explicado no plano operacional: como a forma que o negócio que funcionará no dia a dia, a capacidade de produção, de entrega, de vendas.

Plano financeiro

Os números não mentem jamais. As projeções financeiras vão nos mostrar tudo que envolve dinheiro no negócio. Despesas, investimentos, capital de giro, custos precificação de produtos e serviços, todos os números estão reunidos. "É nesta etapa dos cálculos que você tem clareza se o retorno deste negócio é realmente atrativo para o que você busca", esclarece Dariane.

Sumário executivo

Após essas etapas anteriores concluídas será capaz de escrever um resumo sobre o seu empreendimento. "Neste resumo será possível entender a essência do negócio e se realmente é um plano que merece ser lido, portanto capriche no sumário executivo", encerra Dariane.

lightbulb_outline Dica de ouro: deixe para fazer por último, você estará mais preparado!

:: Aprenda sobre empreendedorismo aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...