Notícias

A Rádio em Décadas: projeto comemora os 70 anos da Rádio Aparecida

Assista terceiro episódio do especial "A Rádio em Décadas"

Escrito por Rádio Aparecida

25 JUN 2021 - 19H10 (Atualizada em 21 JUL 2022 - 10H40)

A Rádio Aparecida e o Portal A12 lançaram no YouTube e Facebook, projeto “A Rádio em Décadas”, com episódios mensais que farão os internautas voltarem no tempo e rememorarem fatos que aconteceram no Brasil, além das principais mudanças no campo da comunicação. A iniciativa faz parte das comemorações dos 70 anos da Rádio Aparecida.

🎙️ Futuro do Rádio

Em 70 anos de trajetória de Rádio Aparecida sendo uma das grandes emissoras católicas do Brasil, ela também se engloba na adaptação ao futuro tecnológico que o rádio mundial se insere. Qual será o futuro do rádio? A internet abraça esse veículo e busca novas alternativas para continuarmos ouvindo as ondas sonoras.

Luana Corrêa, então coordenadora web do A12, portal do Santuário Nacional, Galvão Junior, professor doutor em comunicação, Cláudio Nicolini, editor executivo na Band Vale e colaboradores da Rádio Aparecida são os convidados a refletir sobre o que virá daqui em diante para o rádio brasileiro, neste último episódio especial.

🎙️ Migração AM para FM

Em 12 de outubro de 2018, a Rádio Aparecida se tornou 104.3 FM deixando o prefixo 820 AM para trás, diante de modernizações nas rádios brasileiras previstas pelo Governo Federal. Engenheiros e especialistas em rádio conversam neste episódio da Rádio Aparecida sobre como as demais rádios AM brasileiras devem se preparar para esse momento.

🎙️ O Rádio e a Música

Um dos pilares da programação da Rádio Aparecida é a Boa Música, é o entretenimento por meio de canções, jingles e plásticas da rádio. Para falarmos sobre isso, Pe. Inácio Medeiros convida o coordenação de programação, Edson Almeida, o criador de jingles da Rádio Aparecida, Flávio Augusto, um ex-discotecário da Rádio Aparecida, Ivan Medeiros, e Pe. Zezinho, que faz muito sucesso com suas canções e quadros na Rádio da Mãe Aparecida!

🎙️ Visita dos Papas

O Santuário Nacional de Aparecida foi agraciado com a presença ilustre dos últimos três papas: São João Paulo II, Bento XVI e Francisco. A Rádio Aparecida esteve presente divulgando esses momentos e relembra com Tereza Pasin, Silvonei José, Dom Darci, André Costa e Pe. Frasson essas memórias:

🎙️ Crescimento da Rádio Aparecida

Na década de 70, a expansão da Rádio Aparecida foi visível, diante da construção de um novo prédio que a abrigasse e a um sonho um pouco distante, de que o Santuário Nacional de Aparecida pudesse ter sua própria emissora de TV.

Para contar sobre essa história, Pe. Flávio Cavalca de Castro, missionário redentorista responsável por esse período de crescimento, esteve nos estúdios do A12 junto ao Padre Inácio Medeiros. Participou também Luis Cláudio de Oliveira, coordenador de operações de áudio, que está  há mais de 30 anos à frente da operação de áudio, e para nos falar sobre como o rádio crescia no Brasil, Luiz Fernando Magliocca, consultor e professor de rádio, que passou por grandes emissoras como Rádio Excelsior, Rádio Difusora, Rádio Jovem Pan, TV Cultura e Band.

🎙️ Ditadura Militar

Chegamos a década de 60 em um período conturbado da história do Brasil: a Ditadura Militar. A Rádio Aparecida, veículo de comunicação, assim como várias manifestações artistas e jornalísticas, teve um de seus conteúdos censurados pelo Regime Militar.

Em 1968, Pe. Vítor Coelho de Almeida lia a Declaração dos Direitos Humanos no programa "Os Ponteiros Apontam para o  Infinito" que foi considerado um discurso subversivo aos militares, que impôs a censura e o controle aos meios de comunicação por 24 horas.

O "Rádio em Décadas" desse mês conta como foi esse episódio para os missionários redentoristas e como estava a sociedade brasileira nesse momento histórico com a participação de Ir. Maciel, Frei Betto e Mário Magalhães, jornalista e escritor do livro "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo".

🎙️ Clube dos Sócios

Adentramos um pouco mais na década de 50 para valorizar um dos filhos mais ilustres da Rádio Aparecida: o Clube dos Sócios. O ano era 1955. A Rádio de Nossa Senhora completava quatro anos de existência e criava o primeiro clube de associados do Brasil, que perdurou até o ano de 2020, em que uniu-se a Campanha dos Devotos, fundando a Família dos Devotos.

E é sobre essa importante trajetória que vamos conversar, e relembrar, no segundo episódio do especial "A Rádio em Décadas" que conta com a participação do apresentador César Filho.

🎙️ ANOS 50

Reprodução/A12
Reprodução/A12

A década de 1950, quando a emissora foi inaugurada pelos Missionários Redentoristas, é o assunto do primeiro episódio, que traz como convidados especiais os apresentadores de TV Boris Casoy e Raul Gil.

São entrevistados o apresentador Cassiano Macedo, do programa “Encontro DX” da Rádio Aparecida, e o historiador e professor Edilson Almeida. O diretor da emissora, padre Inácio Medeiros, é quem comanda o programa de entrevistas a ser exibido nas duas plataformas digitais a partir das 19h.

Reprodução/A12
Reprodução/A12

jornalista Boris Casoy fala de sua afinidade com o veículo “rádio” desde a infância, além da sua amizade com a Rádio e TV Aparecida e o prestígio da Rede Aparecida de Comunicação. Já Raul Gil conta um pouco da sua trajetória no rádio até chegar à televisão.

Entre outros temas de destaque que serão abordados nesse primeiro “A Rádio em Décadas”, estão os costumes da década de 1950, principais fatos da época como a industrialização do país, a importância da Rádio Nacional, as músicas e artistas de sucesso.

A Rádio Aparecida começou suas transmissões no dia 8 de setembro de 1951, diretamente de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP). Padre Inácio Medeiros comenta sobre a representatividade de uma nova emissora católica, naquela ocasião:

É importante nós entendermos o contexto sócio-político no qual a Rádio Aparecida nasceu. Basicamente o Brasil era ainda um país agrícola, a maioria de sua população morava na zona rural, sendo alto o índice de analfabetismo. Com isso, a Rádio Aparecida, que em poucos anos apresentou um rápido crescimento, foi de encontro às necessidades tanto de evangelização, quanto de lazer e de cultura para o povo brasileiro”.

“A Rádio em Décadas”


Transmissão pelo YouTube e Facebook da Rádio Aparecida

Dia 26/02 (sexta-feira), às 19h

:: Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...