Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 23 NOV 2022 - 13H48

"Apóstolo de Goiás": ouça sobre a vida de fé de Pe. Pelágio

Venerável, missionário redentorista dedicou 57 anos de vida aos enfermos do Brasil




23 de novembro é lembrado não só pelos goianos, mas por todos os devotos e pelos que conhecem a vida e a atuação missionária dos redentoristas no Brasil e em Goiás, como o dia de morte do Venerável Pe. Pelágio Sauter, chamado de “O Apóstolo de Goiás”. Na cidade de Trindade, em Goiás, fica a Igreja do Santíssimo Redentor, onde estão os seus restos mortais. Lá os devotos visitam o seu túmulo e se reúnem para a novena e festa que tem como intenção maior o pedido pela sua beatificação.

Vida e missão

Nasceu no dia 9 de setembro de 1878, numa pequena aldeia do sul da Alemanha. Seus pais eram Matias Sauter e Maria Neher e tiveram 15 filhos, dois deles, Pelágio e Gaspar, tornaram-se padres redentoristas.

Em 1892, o menino Pelágio recebeu os sacramentos da Primeira Eucaristia e do Crisma. Em 1894, ingressou no Seminário Redentorista. Estudou vários anos e numa das fases de seu estudo foi aluno do Bem-aventurado Pe. Gaspar Stangassinger.

No dia 8 de setembro de 1902, consagrou-se a Deus pelos votos religiosos de Pobreza, Castidade e Obediência e no dia 16 de junho de 1907, foi ordenado presbítero por Dom Antônio Henle, em Deggendorf.

Vida missionária no Brasil

Convidado para vir ao Brasil, o jovem Pe. Pelagio aceitou logo, pois sempre quis trabalhar nas missões estrangeiras. No dia 6 de agosto de 1909, desembarcou no Rio de Janeiro, ao lado de mais quatro confrades. Nunca mais voltaria para rever a pátria.

Sua vida passou quase toda em Goiás, trabalhando como missionário e como vigário, distinguindo-se sempre por uma extraordinária dedicação aos pobres e doentes. Os 52 anos de vida e missão no Brasil foram assim distribuídos: 5 anos em algumas paróquias de São Paulo e os outros 47 em Goiás.

Missionários dos devotos do Pai Eterno

Como Vigário de Trindade, deu grande impulso ao movimento religioso do Santuário; mas se ele se tornou tão popular e querido por todos, foi devido à dedicação com que atendia os mais pobres e sofredores.

De grandes distâncias vinham os sertanejos a procura de uma palavra sua, sempre acompanhada de uma benção que ninguém dispensava, como forte e até miraculosa. Os romeiros iam visitar o Divino Pai Eterno durante a festa, mas não voltavam sem pedir também a bênção do Pe. Pelágio.

Hoje a Igreja do Santíssimo Redentor, construída na cidade acolhe seus restos mortais, recebendo a visita de muitas pessoas. Em 7 de novembro de 2014, Papa Francisco proclamou Pe. Pelágio como “Venerável”. Este título representa uma das etapas mais trabalhosas e exigentes da causa de canonização, abrindo caminho para continuar o estudo sobre sua santidade.

Amor aos pobres e enfermos

Leia Mais Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de GoiásO Pe. Pelágio e as Filhas de MariaSeus últimos cinco anos foram dedicados especialmente à Pastoral dos Enfermos. Além disso, as bênçãos que dava na Igreja Matriz de Campinas, em Goiânia ficaram famosas. Contam-se muitas curas extraordinárias. Algumas não tiveram explicação médica.

Também sua morte está ligada a um ato de caridade. Ao visitar uma pessoa enferma, tomou uma forte chuva na volta, o que lhe ocasionou uma cruel pneumonia. Foi internado na Santa Casa de Misericórdia, em Goiânia, mas sobreveio um enfisema pulmonar, com outras complicações, agravadas pela idade.

Após uma semana de sofrimento, Pe. Pelágio morreu santamente às 13h do dia 23 de novembro de 1961. Tinha 83 anos. Por ocasião da sua morte, houve em todo o Estado de Goiás, luto oficial de três dias, e ponto facultativo em Goiânia, no dia do seu enterro. Cerca de 40 mil pessoas compareceram ao enterro, após velório, e realizaram uma vigília ininterrupta de cantos e orações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...