Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 24 JUL 2018 - 14H39

Audiodescrição na TV traz inclusão para deficientes visuais

Shutterstock
Shutterstock

Recentemente, o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução defendendo o respeito, a promoção e o exercício dos direitos humanos na internet.

Entre esses recursos, a audiodescrição e closed caption são voltados ao âmbito televisivo. Sua utilização garante a pessoas com deficiência auditiva e visual acompanharem o que não seria possível através do método tradicional.

Rádio Aparecida
Rádio Aparecida
Marluce Botelho entrevista Flávia Oliveira da equipe de Acessibilidade da TV Aparecida

Como funciona?

- Closed caption: é uma legenda oculta em que os surdos podem acompanhar toda a programação, desde falas e músicas;

- Audiodescrição: descreve as cenas sem diálogo para que os cegos possam acompanhar melhor o que acontece nas cenas de uma novela ou filme.

Na TV Aparecida, a equipe de acessibilidade coordenada por Flávia Oliveira e consultoria de Laércio Santana trazem o título de primeira TV brasileira a ter produzido audiodescrição para uma novela. Marluce Botelho, que também faz parte da equipe, os entrevistou para o “Bem-vindo ao Clube”.

“Quando uma pessoa com deficiência tem acesso a todo o conteúdo, ela passa a ter condições dentro do grupo familiar, dentro de sua comunidade de discutir sobre aquele filme, sobre aquela novela, é de igual pra igual. Isso é inclusão, é qualidade de vida”, comemora Laércio que também é deficiente visual. "Meu papel é trabalhar em conjunto com as roteiristas e deixar mais descritivo possível o conteúdo".

Saiba como utilizar a audiodescrição em sua TV:

A TV Aparecida preparou novos produtos com audiodescrição que devem estrear em breve: a série “Mistérios do Convento” e a novela “Coração Esmeralda”. No momento, conta com o recurso no “Terço de Aparecida” apresentado por Padre Antônio Maria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...