Notícias

Cantores da MPB que usam da música caipira em suas obras

Escrito por Beatriz Nery

07 MAI 2023 - 07H00

A música sertaneja tem sua origem nas modas de viola, quando as pessoas se reuniam em roda para contar histórias, os chamados “causos”, comer e beber. A viola é um instrumento de cordas que chegou à América portuguesa com os primeiros colonizadores.

Com o passar do tempo, o modelo de música sertaneja encontrada no oeste paulista, norte do Paraná, Minas Gerais e Goiás foi se cristalizando. A dupla caipira cantava uma melodia simples, sem ornamentos, onde existia a voz principal e a segunda voz entoando uma terça abaixo, acompanhadas da viola e, posteriormente, do violão e sanfona.

Foi Cornélio Pires, compositor e empresário de Tietê (SP), que apostou pelo sucesso comercial deste gênero musical. Por sua iniciativa, em 1929, foi realizada a primeira gravação do tema “Jorginho do Sertão”, de sua autoria, registrada pela dupla Mariano & Caçula.

À medida que o país se industrializava e o êxodo rural ocorria, a música caipira se espalhou por todo território brasileiro. Com o advento do rádio, chegou até à cidade grande, especialmente no Rio de Janeiro.

Milton Nascimento, Ivan Lins, Jair Rodrigues e outros estão neste podcast provando que MPB e sertanejo se misturam bem e formam um ótimo gênero da música brasileira.

:: Conheça mais podcasts sobre a música brasileira aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...