Por Andresa Custódio Em Notícias

Combate às pragas de jardim

 

Muitas plantas têm propriedades bactericida, moluscicida e fungicida. Dentre elas, o nosso conhecido alho de todos os dias. A alicina é o componente responsável pelas propriedades já comprovadas como bactericida e fungicida.

Como usar o alho como fungicida para plantas

Descascar de três a quatro dentes de alho de tamanho médio a grande, cortar em fatias finas, colocar em recipiente de louça ou vidro e despejar água quente não fervente.

Aguardar esfriar, coar para aspersor de plantas que pode ser adquirido em agropecuárias.

Pulverizar sobre as páginas superior e inferior das folhas, em horário em que não elas não estejam sob o sol. Repetir por vários dias. Os fungos irão sumir.

 

Receita do óleo de alho para combater pragas

Outra forma de usar o alho é fazendo o óleo: 100 gramas de dentes de alho esmagados, colocar em 100 ml de óleo mineral (compra em farmácias), deixar repousar por 24 horas. Coar. Acrescentar uma colher de sopa de água e uma colher de sopa de detergente de cozinha. Mexer suavemente para não fazer espuma.

Colocar duas colheres desta mistura num pequeno aspersor, acrescentar 200 ml de água na temperatura ambiente e pulverizar as folhas atacadas por insetos e fungos.

 

Outra receita com alho para pulverizar na horta

Quando usado juntamente com a pimenta dedo-de-moça, folhas de tomateiro e folhas de hortelã é excelente repelente para pragas de jardim, como gafanhotos, pulgões, grilos e besourinhos, isto é, insetos mastigadores de folhas e brotos.

Como são produtos de plantas de horta, poderá usar sobre couves, salsas e outras hortaliças, sem problema.

Para fazer a pulverização na horta, pegue um punhado das folhas dessas plantas, alguns dentes de alho e pimentas, bata num liquidificador com água fria, coando e colocando no aspersor.

Sempre esperar dia sem sol e quando não estiver para chover. Isto evitará manchas de queimado sobre as folhas expostas ao sol. Como todo produto natural, deverá ser usado no mesmo dia.

 

Fonte: Fazfácil/jardim

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andresa Custódio, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.