Por Danielle Santos Em Notícias

Como congelar e descongelar alimentos mais rápido

Como congelar e descongelar alimentos mais rápido

Na hora de congelar

Frutas vermelhas

Primeiro, congele as frutas vermelhas em uma assadeira, numa só camada. Isso evita a formação de cristais grandes de gelo, que destroem as paredes celulares e fazem as frutas perderem a textura e amolecerem depois de descongeladas. Uma vez congeladas, estão prontas para serem transferidas para um saco de congelamento.

Não perca o leite

Comprou sem querer uma caixa com 12 antes de viajar? Congele a 0º por até três meses. O leite se expande quando congelado, então retire um pouco de cada caixa. Descongele na geladeira por dois ou três dias.

Os ovos!

Comprou ovos demais? Quebre-os, um a um, dentro dos cubos de uma forma de gelo. Depois de congelados, guarde-os em sacos plásticos. Descongele na geladeira de um dia para o outro.

Faça um purê de abacate

Amasse com o garfo ou passe no liquidificador ou multiprocessador, acrescentando uma colher de chá de suco de limão por abacate (os ácidos impedem que ele escureça). Guarde em recipiente hermético. O purê vai durar cinco meses.

Descasque os tomates

Congele tomates maduros numa só camada, em uma bandeja forrada com papel-manteiga. Depois de congelados, transfira para um saco de congelamento, no qual vão durar até oito meses. Para descongelar, deixe em água corrente morna. A pele sairá com facilidade.

Na hora de descongelar

Amacie a manteiga

Para deixar a manteiga gelada mais fácil de passar no pão, mas não derretida, separe a quantidade que planeja usar em um prato. Encha um copo com água quente até que ele esquente pelo lado de fora, descarte a água, seque-o rapidamente e vire sobre o prato com a manteiga.

Divida a carne

Antes de congelar, achate a carne em um saco plástico. Use o cabo de uma colher para riscar e dividir a carne em quadradinhos. Quando for cozinhar, quebre quantas partes precisar: descongelar vai ser rápido e fácil.

Sirva fácil o sorvete

Aqueça uma faca afiada em água quente e use para fazer quadradinhos em cortes de 1,5 centímetro de profundidade, espaçando as linhas na mesma distância. Aqueça o pegador em água corrente quente e sirva cada cubinho sem dificuldade.

Descongele a carne

Coloque a carne em um saco próprio para congelamento e ponha sobre uma panela de alumínio de cabeça para baixo. Encha outra panela com água à temperatura ambiente e coloque sobre a carne. Dentro de 5 a 10 minutos sua carne estará descongelada.

Fonte: Revista Seleções

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Danielle Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.