No dia 14 de fevereiro, a Igreja celebra o dia de dois santos mártires: o padre São Valentim, e o bispo São Valentim de Terni. Neste dia, é comemorado o Dia dos Namorados nos EUA e em muitos outros países. No Brasil, a data é celebrada, desde 1948, no dia 12 de junho, puramente por razões comerciais: o objetivo é melhorar as vendas em junho, que eram muito fracas.
:: Casais que se conheceram pela devoção a Nossa Senhora Aparecida
O Missionário Redentorista padre Rubens Gomes de Carvalho, explica a história dos santos mártires e o significado da data que passou a ser chamada de ‘Valentine's Day’. Padre Rubens explica que tudo surgiu a partir de uma festa pagã em Roma, denominada Lupercália.
Ouça a explicação:
Namoro e casamento
Ainda falando sobre o namoro como forma de preparação para o casamento, Pe. Rubens comentou que a Igreja incentiva e pede que todo cristão celebre a união, a perseverança, a partir do propósito que Jesus Cristo ensinou no Evangelho.
:: Por que junho é o mês dos namorados?
“Isso é compromisso de fidelidade, de indissolubilidade, de permanência fiel nessa entrega de amor, que é um amor exclusivo pela esposa e pelo esposo. A Igreja, em Jesus Cristo, torna a união entre o homem e a mulher um sacramento, sinal que comunica a graça de Deus”, afirmou.
Amor ágape
O padre ainda falou sobre o significado do amor ágape, que é o amor divino, perfeito, com sentido bíblico, mas que pode ser praticado por todos os cristãos nos relacionamentos do cotidiano.
“É um amor sem esperar nada em troca, dar a vida pelo aquilo que o outro é, imagem e semelhança de Deus. Este outro que Deus colocou ao meu lado para criar comunidade de fraternidade e de transformação”.
História de Mary Souza e Luís – O poder da oração no relacionamento
Mary Souza conheceu o marido, Luís, em uma festa. Ele é músico e ela maquiadora. O casal namorou por três anos. Durante todo este período, Mary rezava pela conversão do namorado e viveram um namoro santo. Durante a quaresma de 2010, o casal resolveu rezar o terço durante os 40 dias. Luís, que não acreditava no poder da oração, disse que só continuava a promessa se um amigo superasse o vício das drogas.
Dias depois o amigo de Luís lhe contou que Jesus havia tocado seu coração e ele tinha abandonado as drogas. A partir daí, a relação de Luís e Mary se tornou uma história de comunhão com Deus.
Casaram-se em 2012 e hoje têm dois filhos. Passaram por momentos difíceis na gravidez de Mary, mas nunca deixaram de acreditar no poder da oração e na comunhão da família.
(Ouça a história do casal no áudio acima)
Ouça também a entrevista do psicólogo Carlos Eduardo Soares falando sobre relacionamentos. Carlos Eduardo indica quais são as características de um relacionamento saudável. “Relacionamento saudável é quando o outro chega para somar na nossa vida, acrescentar algo”, afirmou.
O psicólogo ainda citou que um relacionamento sempre une pessoas diferentes, com histórias, crenças e opiniões diferentes, mas que buscam algo em comum. “Relacionamento se torna saudável quando um completa o outro, quando um cresce com o outro”.
Carlos Eduardo ressaltou que todo relacionamento precisa ter diálogo e resoluções que sejam boas para ambas às partes. “Relacionamento é quando você entende o outro e se tomam decisões em conjunto”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.