Notícias

Conheça o trabalho de catadores de material reciclável

Escrito por Rádio Aparecida

12 FEV 2020 - 13H45 (Atualizada em 17 MAI 2022 - 13H56)

Fajar Tri Amboro / Shutterstock


Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

Os catadores de material reciclável, que trabalham de sol a sol pelas cidades, são fundamentais para melhorar as condições ambientais da nossa sociedade, pois, em muitos momentos, são os únicos responsáveis pela captação dos recicláveis.

Leia MaisChina, assim como São Paulo, proibirá plásticos até 2025Conheça os cinco R's da sustentabilidade Aplique as dicas da ONU no seu dia a dia para cuidar do meio ambiente

Eles desempenham um papel fundamental na implementação da política nacional dos resíduos sólidos, com destaque para a gestão integrada dos resíduos sólidos.

De modo geral, a atuação desse profissional é diretamente nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação do processamento e comercialização dos resíduos recicláveis e não recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.

Em muitos casos, as atividades realizadas são feitas sob condições precárias de trabalho e se dá individualmente de forma autônoma e dispersa nas ruas ou em áreas com lixo, como também coletivamente por meio da organização produtiva em cooperativas e associações.

O Ministério do Trabalho e Emprego reconhece esse trabalho desde 2002 e segundo a Classificação Brasileira de Ocupação, os catadores contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastecem as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em sua cidade ou cadeias produtivas.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...