Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 04 DEZ 2018 - 16H43

Conta de luz entrará na bandeira verde em dezembro

Shutterstock
Shutterstock

Uma boa noticia para o consumidor é que a bandeira tarifária da conta de luz para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra. Desde maio desse ano, a taxa estava nos patamares amarelo ou vermelho. Em novembro, a bandeira foi amarela, com cobrança extra de R$1,50 a cada 100kw/h consumidos. Nos cinco meses anteriores, a bandeira havia ficado no patamar 2 da bandeira vermelha, o mais alto, que significa um sobrecusto de R$ 5 pra cada 100kw/h consumidos.

O economista doutor Luciano Losekann, especialista em energia elétrica, explica que o sistema tarifário reflete duas vertentes para o consumidor. “Uma função é um sinal para consumidor, em que, nos momentos em que a energia é mais escassa, ele é notificado dessa condição de sistema e, com isso, toma medidas que contribuem para uma redução do consumo e redução do custo de atender a esse sistema. Com isso, o sobrepreço com as tarifas amarela e vermelha acaba induzindo o consumidor a reduzir o seu consumo.”

Losekann avalia que o consumidor terá um alivio nesses próximos meses, com a implantação da bandeira verde. Já na avaliação do educador financeiro José Vignoli, mesmo com a bandeira tarifária mais barata em vigor, o consumidor deve continuar economizando.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.