Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 03 JUN 2020 - 16H29

Cresce o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

No momento em que diversos estados escolhem flexibilizar as medidas de restrições de combate ao coronavírus, um relatório divulgado semanalmente pela Fiocruz, aponta tendência de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave em diversas regiões do Brasil.

O documento Infogripe, referente à semana epidemiológica de 17 a 23 de maio, aponta que a propensão é considerada muito elevada. Aliada ao alto percentual de detecção de Covid-19, entre os casos com teste laboratorial positivo, sugere a necessidade de manutenção das recomendações de distanciamento social, para evitar demanda hospitalar acima da capacidade de atendimento.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, avalia que a chegada do inverno e a retomada gradual da atividade econômica, em conjunto, podem aumentar o número de casos.

O coordenador do relatório lembra que a curva de contágio brasileira ainda está “na subida” e que o aumento da interação traz ainda preocupações com outras doenças.

Marcelo explica ainda que, regiões litorâneas tem características diferentes e, com isso, as doenças respiratórias acontecem por motivos que não estão ligadas às baixas temperaturas.


Fecomércio determina regras para reabertura de atividades econômicas, conforme orientações da Prefeitura de SP

Shutterstock
Shutterstock

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O Estado de São Paulo começou a retomada das atividades econômicas e, de acordo com a classificação por regiões, algumas cidades iniciaram a abertura parcial de comércio e serviços.

A prefeitura de São Paulo solicitou que os setores apresentassem sugestões de protocolos de saúde, higiene, regras de autorregulação, regras para fiscalização, políticas de comunicação e proteção aos consumidores e funcionários que precisam passar por aprovação e validação.

Cumprindo esta determinação, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), apresenta sugestões para a cidade.

Para falar sobre essas recomendações, conversamos com o vice-presidente da federação, Francisco de la Torre.

- Quais sugestões a Fecomércio tem para atender as determinações impostas pela prefeitura de São Paulo na abertura do comércio?

- Essas recomendações podem ser passadas para o todo o Estado para que as atividades econômicas continuem abertas de forma segura?

- A Fecomércio dá orientações para se evitar aglomeração com esta abertura gradual do comércio?


Ministério da Educação encaminha projeto que dá autonomia administrativa às universidades federais e UNE se posiciona em contrário

Agência Brasil
Agência Brasil

Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

O Governo Federal encaminhou à Câmara dos Deputados o projeto de lei que institui o programa Future-se, do Ministério da Educação, que é uma iniciativa proposta pelo MEC com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais.

Como essas instituições sofrem com contingenciamentos e alegam que têm suas atividades prejudicadas com os bloqueios de orçamento, a solução apresentada pelo governo é firmar parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais, e estimular que as instituições captassem recursos próprios.

O MEC reforça que não se trata de privatizar o ensino público, e sim de criar uma nova forma de financiá-lo. Algumas instituições se posicionam contrárias ao projeto. E para entender melhor, vamos conversar com o Presidente da União Nacional dos Estudantes, Lago Montalvão.

- A UNE é contra esse novo programa do governo, ou enxerga como solução diante do congelamento de repasses as universidades federais?

:: Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...