Por Redação A12 Em Notícias

Curiosidade sobre a Polônia, país que está recebendo a JMJ

Algumas curiosidades da Polônia, país onde está acontecendo a Jornada Mundial da Juventude 2016.

:: Saiba mais sobre a programação da Rádio Aparecida durante a JMJ

o_que_e_ser_catolico 

- 87% da população polonesa é Católica.

 

 

pascoaovos

- A prática de pintar os ovos de Páscoa é comum no país. Os poloneses levam os ovos para serem abençoados na igreja no domingo de Páscoa, e presenteiam as pessoas com eles. No país, a Páscoa é tão importante quanto o Natal.

 

 

 

maior_estatua_do_cristo_rei_swiebodzin 

- A maior estátua de Jesus Cristo do mundo está na cidade polonesa de Swibodzin, tem 33 metros de altura e pesa 440 toneladas.

 

 

- A criminalidade no país é baixíssima. Só para se ter uma idéia, em um ano, ocorre mais crimes no estado de Minas Gerais, do que em toda a Polônia. (Minas possui metade da população polonesa).

- A cidade de Cracóvia, onde está sendo realizada a JMJ 2016 foi fundada por um sapateiro remendão, chamado Krak, que se tornou o primeiro Rei do seu país, sendo capital da Polônia entre 1320 e 1596.

João Paulo II

- Cracóvia tornou-se mundialmente conhecida, dentre outros motivos, porque o Papa João Paulo II foi Arcebispo de lá. Outras personalidades polonesas: a cientista Marie Curie, o compositor e pianista clássico Frederic Chopin, e o astrônomo Nicolau Copérnico.

 

 

- Mais de 3,5 milhões de brasileiros são descendentes de poloneses. O estado com a maior concentração de descendentes de imigrantes é o Paraná. Curitiba (PR) é a segunda cidade fora da Polônia (a primeira é Chicago, nos Estados Unidos), com maior número de descendentes.

- A moeda local polonesa é o “zloty”, subdividido em “groszy”

- A língua oficial é Polaco e alemão

- Na Polônia é proibido o consumo de álcool nos lugares públicos, tais como parques, praças, largos, ruas. Essa regra não se aplica às esplanadas dos bares, cafés e restaurantes.

O que se come na Polônia ?

Bigos: feito principalmente com repolho e carne de porco, é o prato nacional. Pierogi: É bem tradicional. Há de diversos recheios, mas os mais populares são os “ruskie”, com carne, repolho e cogumelos. Pyzy: São na maioria redondos e tem recheios similares ao pierogi. A massa é relativamente fina para um bolinho e feita principalmente de batata. Sopas: sempre servidas como entrada, são muito saborosas e levam como principais ingredientes a beterraba (barszcz), o tomate (zupa pomidorowa), sopa de cogumelo (zupa grzybowa), sopa de pepino (zupa ogórkowa), entre muitas outras.

 

Fonte: O que se come na Polônia / A próxima viagem / Viajando por aí / Viajar pela Europa / Mais Curiosidade

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.