Notícias

15 anos sem Dorival Caymmi: relembre o seu som da Bahia

Escrito por Rádio Aparecida

20 AGO 2023 - 17H30

Fernando Rabelo

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, no dia 30 de abril de 1914 e nos deixou há 15 anos, em 16 de agosto de 2008. Seu pai, Durval Henrique Caymmi, era funcionário público, casado com Aurelina Cândida Caymmi, a Dona Sinhá, sua mãe. Seu pai tocava violão, bandolim e piano, e sua mãe gostava muito de cantar.

Por volta de 1933, começou a compor marchinhas e toadas, como "No Sertão", sua primeira composição. Em 1935, começou a se apresentar cantando nos programas da Rádio Clube da Bahia. No ano seguinte, venceu o concurso de músicas para o carnaval baiano, com o samba "A Bahia também Dá".

Leia MaisFamília Caymmi embarca no Brasil com SEm 1937, mudou-se para o Rio de Janeiro com a intenção de estudar jornalismo e trabalhar com desenho, mas acabou mesmo é cantando no rádio, primeiro na Tupi, e depois na Rádio Transmissora.

Dois anos depois, sua composição “O que é que a baiana tem?” foi incluída na trilha sonora do filme "Banana da Terra", de Wallace Downey, interpretada por Carmem Miranda, que teria recebido instruções suas para criar a coreografia que a consagrou.

Ouça sobre sua vida e também suas composições com grandes intérpretes: Os Novos Baianos cantam “Samba da Minha Terra”, “Só Louco”, na voz de Gal Costa e a Família Caymmi em “Você já foi à Bahia?”.



🔊 É fã de Caymmi? Compartilhe com os amigos!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...