Por Rádio Aparecida Em Notícias

Encontro DX: As Ondas Curtas na Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria

radio_antigo_ondas_curtas

Quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha em 1933, o comando da radiodifusão do país passou a ser utilizado com a finalidade ideológica sob o comando de Joseph Goebbels. Eles aproveitaram as ondas curtas e fizeram emissões propagando suas ideias com facilidade, porque a possibilidade de controlar ou censurar essas emissões até hoje ainda é difícil.

Esse é um grande diferencial entre as transmissões de rádio via ondas hertezianas e as transmissões via internet.

Proibições de escutas, bloqueios por meios eletrônicos eram e ainda são de eficiência limitada e mesmo em circunstâncias extremamente desfavoráveis como guerras, ditaduras e qualquer regime repressivo, sempre há a possibilidade de saber o que está acontecendo no mundo utilizando um receptor com ondas curtas.

Na primeira metade do século XX, as ondas curtas chegavam com muito mais facilidade em outros continentes porque não havia tanta interferência eletromagnética. Durante o período entre guerras, a Alemanha, a antiga União Soviética, a Inglaterra e Holanda utilizavam as ondas curtas com a finalidade ideológica ou para manter contato com a sua colônia em outros continentes.

A BBC de Londres foi uma das primeiras emissoras a transmitir para o Brasil no idioma português. O jornalista Laurindo Lalo Leal Filho no livro “Vozes de Londres - Memórias Brasileiras da BBC” explica que na década de 1930 do século XX, o campo de batalha radiofônico estava sendo ocupado em nosso continente por vozes alemãs e italianas.

O representante da BBC nos Estados Unidos em uma viagem ao nosso continente constatou a sintonia em ondas curtas de emissões da Alemanha e da Itália e o seu relato foi uma espécie de senha, confirma Laurindo Lalo, para a BBC começar a transmitir para o nosso continente.

Mesmo após a Segunda Guerra Mundial até o final da Guerra Fria, as ondas curtas foram fundamentais no contexto da bipolaridade e ouvir essas emissões não poderia ser considerado apenas um hobby, mas um instrumento de monitoração do que acontecia no mundo.

As emissoras Radio Free Europe e Radio Liberty, com financiamento dos Estados Unidos, exerceram um papel importante para o fim do socialismo, com suas insistentes emissões destinadas ao Leste Europeu, segundo alguns cientistas políticos.

A verdade é que o historiador que for escrever sobre a história das comunicações no século XX, não poderá jamais deixar de mencionar a importância das ondas curtas, as quais além de instrumento de propaganda ideológica também foi uma ponte de amizade entre os povos, unidos pelas ondas do rádio.

Cassiano Macedo, produtor e apresentador do programa Encontro DX 

Referências:

Filho, Laurindo Lalo Leal – Vozes de Londres - Memórias Brasileiras da BBC. Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

 :: Os primórdios do dexismo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.