Com o retorno às aulas presenciais, escolas implementam a proibição do uso de celulares, visando reduzir distrações e promover maior interação entre os alunos. A medida, amparada por leis em nível federal e estadual, busca criar um ambiente educacional mais focado e produtivo, gerando discussões sobre o equilíbrio entre tecnologia e aprendizado.
Segundo a Lei n.º 15.100/2025 não será permitido o “uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica”. O uso de celular será permitido apenas diante do uso pedagógico e exceções como casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.
O Governo de São Paulo, definiu regras e orientações sobre o uso de celulares nas escolas, entre elas, sugestões de armazenamento dos aparelhos, incentivo a campanhas educativas e de conscientização com estudantes e comunidade escolar e medidas disciplinares em caso de descumprimento das regras.
Para entendermos mais sobre o assunto, conversamos por telefone com a professora Maria Malerba, pedagoga e diretora do Centro Educacional Ser Stella, e professora universitária no UniFatea em Lorena–SP.
Dia Mundial da Poesia: músicas que encantam e inspiram
Valorize a poesia brasileira que foi musicada por grandes poetas e compositores!
22 de março: saiba por que preservar água é importante
Dia 22 de março é Dia Mundial da Água, oportunidade para conscientização desse bem precioso a todos os seres
Especial Geração Y: Os Millennials
Relembre toda a cultura, moda, como eram os adolescentes dessa época e claro, os hits dessa geração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.