Por Rádio Aparecida Em Notícias

Faltam poucos dias para a maior festa religiosa do povo paraense

cirio de nazaré 2015

O Círio de Nazaré celebrado no segundo domingo de outubro, dia 8, vai reunir na capital paraense, milhares de fiéis de todos os lugares do mundo.

Declarado como patrimônio cultural da humanidade em 2013, um dos principais símbolos do Círio é a Corda.  Com o motivo de manter viva a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, a diretoria da Festa realiza mais um ano da campanha “O não corte da corda”.

O diretor de procissões, Antonio Souza, conta sobre os resultados positivos dessa Campanha, salientando que o objetivo é conscientizar e respeitar a devoção dos fiéis. Para garantir a segurança dos participantes da procissão e evitar acidentes, a direção da Festa se organiza para aumentar o número de agentes fiscalizadores.

A Corda do Círio de 2016 foi fabricada em Santa Catarina e chegou a Belém no dia 20 de setembro. A Corda possui 800 metros de cumprimento e 50 milímetros de diâmetro.

corda cirio nazaréSignificado da Corda
A corda faz parte do Círio há 156 anos e foi introduzida em 1855, quando a berlinda ficou atolada por conta de uma chuva. Mas só no ano de 1885 a corda foi inserida oficialmente no Círio, substituindo os animais que puxavam a berlinda. Desde então, foi incorporado à festividade e, passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis. A cada ano, milhares de fiéis disputam um espaço para tocar na corda do Círio, a fim de pagar promessas e prestar homenagens à Virgem de Nazaré.

As informações com Romildo Rosa. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.