Notícias

Copa do Mundo e Futebol: vem curtir músicas dessa paixão nacional

Escrito por A Rádio POP

20 NOV 2022 - 16H00

Hoje começa a Copa do Mundo no Catar! Copa, futebol e música podem ser consideradas as maiores paixões brasileirasCriado na Inglaterra em meados do século XIX, o futebol foi trazido para o Brasil em 1894 pelo paulista Charles Miller. Até a década de 1920, era um esporte de elite, aos poucos essa situação foi mudando, e o futebol popularizou-se e passou a fazer parte do lazer de bairros pobres das grandes cidades e capitais brasileiras.

Com a profissionalização, fundaram-se alguns clubes, como o Fluminense em 1902, Grêmio em 1903, o Internacional em 1909, Atlético Mineiro em 1908, o Corinthians em 1910 e o Palestra Itália, atual Palmeiras, em 1914. Alguns clubes de remo, esporte popular na época, também criaram departamentos de futebol, como por exemplo o Botafogo em 1904, o Flamengo em 1911, e o Vasco da Gama em 1915.

As mulheres também se apaixonaram pelo esporte e hoje existem diversas competições pelo mundo exclusivas para elas. No Brasil, os campeonatos femininos ainda estão se firmando, mas em 2007, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino conquistou o Vice-Campeonato Mundial.

A data de 19 de julho foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF, Confederação Brasileira de Futebol, em 1976, como dia nacional do futebol, homenageando o time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado em 1900.

Ouça este e mais destaques musicais que falam da paixão do brasileiro pelo futebol, como “É uma partida de futebol” do Skank, “Que Bonito É” do Grupo Casuarina e muitas outras!


🔊 Gostou do podcast? Compartilhe com quem ama futebol e uma boa música!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...