Notícias

Gastrite: alimentação é importante para aliviar sintomas!

Escrito por Beatriz Nery

17 JUL 2023 - 08H32

Prostock-studio/Shutterstock

Mais de 2 milhões de brasileiros sofrem com os sintomas e incômodos da gastrite. A alimentação adequada pode ser determinante para amenizar os desconfortos.

“É importante lembrar que cada pessoa pode ter sensibilidade alimentares diferentes, portanto é essencial observar como o seu corpo reage ao ingerir cada alimento, alerta a nutricionista Joice Campos do quadro “Dicas da Nutri”.

Veja uma lista de alimentos a se evitar e inserir no dia a dia:

Alimentos de fácil digestão

Opte por os alimentos leves e bem cozidos, pois são ricos em fibras solúveis que podem ajudar a acalmar o revestimento do estômago. Alguns exemplos são as frutas como maçãs e bananas e os vegetais cozidos, como batata, inhame, beterraba, cenoura e abobrinha.

Alimentos com baixo teor de gordura hidrogenada

Essa gordura vem dos alimentos ultraprocessados. Evite alimentos fritos imersos no óleo, pois podem agravar os sintomas da gastrite. Opte por carnes mais magras como patinho, peixe, frangos e até ovos.

Alimentos ricos em probióticos

Os probióticos são bactérias que podem ser benéficas para a nossa saúde digestiva, como iogurtes integrais, kefir e os alimentos que podem ser fermentáveis.

Alimentos ricos em Ômega 3

O ômega 3 pode também ter propriedades anti-inflamatórias. Insira salmão, sardinha, linhaça, chia e nozes na sua alimentação. Se não consome esses alimentos com frequência é bom suplementar o ômega 3 à parte.

Chá e ervas suaves

Opte por chás de camomila, hortelã pimenta e gengibre que podem ajudar a aliviar os sintomas da gastrite e promover uma melhor digestão.

Evitar os alimentos irritantes

Alguns alimentos podem irritar o revestimento do seu estômago e piorar os sintomas. Isso inclui os alimentos mais picantes, condimentos processados, sucos como laranja, limão, abacaxi, café, bebidas alcoólicas e refrigerantes.

:: Aprenda com a nutricionista dicas para se alimentar melhor!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...