Vamos prosseguir com a nossa série especial com as Grandes Vozes da MPB. Desta vez, recordemos duas cantoras que se foram muito cedo, Elis Regina e Clara Nunes.
Elis Regina Carvalho Costa nasceu na capital gaúcha, no dia 17 de março de 1945. Aos onze anos de idade, já cantava no programa "Clube do Guri", da Rádio Farroupilha. Em 1961, lançou seu primeiro LP, “Viva a Brotolândia", o segundo, "O Bem do Amor", era mais voltado para a música romântica.
Projetou-se nacionalmente ao vencer o primeiro Festival Nacional de Música Popular Brasileira. Nos anos seguintes, participou de vários festivais e programas de TV, além de apresentar-se no Brasil e na Europa. Seus shows e álbuns antológicos refletiam o clima político da época, de resistência à ditadura e luta pela anistia e redemocratização do país. Faleceu repentinamente no dia 19 de janeiro de 1982. Mesmo depois de sua morte, Elis se transformou num padrão de excelência para as cantoras das novas, antigas e futuras gerações.
Clara Francisca Gonçalves Pinheiro nasceu em Caetanópolis, Minas Gerais, no dia 12 de agosto de 1942. Ainda criança, cantava no coro da igreja e acompanhava o pai nas folias de rei.
Na década de 60, já com o nome de Clara Nunes, passou a se apresentar como “crooner” em bares e boates. Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro LP, com um repertório de boleros e sambas-canção. Nos anos seguintes, aprofundou cada vez mais o mergulho no samba e na MPB, consolidando sua imagem. No final dos anos 70, ao lado de Alcione e Beth Carvalho, Clara formava o trio de ouro das grandes cantoras do samba.
Clara faleceu em 1982, deixando uma legião de fãs e belíssimas canções. Além de sua voz e seu talento, em sua curta trajetória, ela derrubou tabus e ocupou espaços que antes eram negados às cantoras.
Tríduo celebra Exaltação a Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores
As palavras da tradição da Igreja são sempre importantes quando falamos dos mistérios da nossa fé. Reze pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Dores e exalte a Santa Cruz.
Cinebiografia de Silvio Santos ganha estreia nos cinemas brasileiros
Essa semana tem a estreia do filme que homenageia Sílvio Santos nos cinemas de todo o Brasil.
Alimentação x Câncer de Mama
Manter uma alimentação saudável durante o tratamento do câncer de mama deve ser prioridade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.