Nascida em Salvador, Bahia, no dia 26 de setembro de 1945, Maria da Graça Costa Penna Burgos, a eterna Gal Costa, começou a se apresentar aos 15 anos, em festas escolares, fortemente influenciada por João Gilberto e outros grandes nomes da bossa nova. Em 1964, passou a se apresentar ao lado de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé e Gilberto Gil.
Participou do Tropicalismo, e tornou-se uma espécie de “porta-voz” do movimento. O disco “Gal Tropical”, de 1979, inaugurou uma fase mais popular em sua carreira. Nos anos seguintes, continuou fazendo sucesso de público, ao mesmo tempo, em que era reconhecida pela crítica como uma das estrelas de primeira grandeza da música popular brasileira. Com repertório eclético, lançou-se também em projetos ousados, acústicos ou eletrônicos, sempre destacando sua afinação e timbre únicos, colocando a voz em primeiro lugar.
Um ano após o nascimento de Gal Costa, nascia no dia 6 de dezembro de 1946, o carioca Emílio Vitalino Santiago. Na década de 60, já cantava nos bares da faculdade, em roda de amigos, apenas por diversão. Depois de vencer a competição do programa “A Grande Chance”, de Flávio Cavalcanti, transmitido pela TV Tupi, decidiu se dedicar somente à música.
Emílio Santiago era reconhecido por seu talento, canções e álbuns, em especial o “Brasileiríssimas”, álbum que o tornou conhecido no Japão, América Latina, França e Estados Unidos, além do projeto “Aquarelas Brasileiras”, série de sete LPs que registraram clássicos da MPB.
Considerados umas das maiores vozes da MPB, Gal Costa e Emílio Santiago nos deixaram cedo e em plena atividade musical, mas serão para sempre lembrados pela ousadia artística e pela eterna modernidade em suas canções.
Por que não cantamos o Glória nas missas do Advento?
Ouvinte pergunta ao “Religião também se Aprende” sobre por que o Glória não está no canto litúrgico do tempo do Advento.
Conheça técnicas de reeducação alimentar para uma vida saudável
O foco deve ser adotar hábitos que promovam saúde e bem-estar a longo prazo.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo de Ricota com Frutas
Uma sobremesa deliciosa, molhadinha e fácil de fazer.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.