Notícias

Instituto Butantan culpa atraso das vacinas da Coronavac pelo desgaste entre Brasil e China

Escrito por Rádio Aparecida

19 FEV 2021 - 15H02 (Atualizada em 19 FEV 2021 - 15H30)

Thiago Leon/Santuário Nacional

O Instituto Butantan culpou o “desgaste diplomático” entre o governo federal e a China pelo atraso na entrega de doses da vacina CoronaVac para o Ministério da Saúde. Em nota divulgada ontem, o instituto disse que “o Ministério da Saúde omite a briga com a China" e "ignora fatos” ao atribuir o atraso ao Butantan.

A nota foi publicada pelo Butantan após o Ministério da Saúde anunciar que o atraso do instituto “quebra a expectativa do Ministério da Saúde de cumprir o cronograma divulgado”.

O contrato firmado entre o Butantan e o Ministério para a compra de 46 milhões de doses para o governo federal prevê a entrega de 9,3 milhões no mês de fevereiro. No início do mês, o governo de São Paulo relatou dificuldades para importar matéria-prima da China.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Butantan vai enviar apenas 2,7 milhões de doses neste mês, o que corresponde a 30% do total previsto para fevereiro. Ainda de acordo com a pasta, o instituto avisou o governo federal do atraso apenas ontem, por meio de um ofício.

Já o Butantan disse que é “inacreditável que o Ministério da Saúde queira atribuir ao Butantan a responsabilidade pela sua completa falta de planejamento”. O instituto disse ainda que "não houve qualquer empenho da União na liberação dos insumos junto ao governo chinês".


Ouça o jornal completo na íntegra ou os destaques que te interessar nos minutos a seguir:

1:32: 5,6 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. O número representa 2,65% da população brasileira

3:08: Rio de Janeiro foi um dos estados que registrou as maiores aglomerações durante o carnaval e isso preocupa autoridades de saúde

6:38: Comentarista do dia: Ismael Carvalho

9:45: Bahia tem medidas restritivas mais rígidas a partir de hoje

11:53: O Instituto Butantan culpou o “desgaste diplomático” entre o governo federal e a China pelo atraso na entrega de doses da vacina CoronaVac para o Ministério da Saúde

13:52: A Polícia Federal apreendeu dois aparelhos celulares na sala da superintendência da corporação no Rio de Janeiro onde ficou preso o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ)

14:43: Presidente Jair Bolsonaro anunciou que a partir de 1º de março vai cair a zero a cobrança de impostos federais sobre o gás de cozinha

20:28: Começa hoje XIII edição da Romaria do Terço dos Homens no Santuário Nacional

24:17: Setor da saúde foi prejudicada durante a pandemia de Covid-19

27:26: Valor Bruto da Produção agropecuária pode atingir valor recorde de R$ 1,142 trilhões em 2021

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...