Os Juizados Especiais têm um papel fundamental na garantia de direitos no dia a dia dos cidadãos, especialmente quando falamos em relações de consumo. Criados para facilitar o acesso à Justiça, eles permitem a solução de conflitos de forma mais rápida, simples e informal, sem a burocracia comum dos processos judiciais tradicionais. Em muitos casos, não há cobrança de custas iniciais, o que amplia o acesso da população ao Judiciário.
Para o consumidor, o Juizado Especial é uma alternativa importante quando tentativas extrajudiciais não resolvem o problema, como reclamações feitas ao PROCON ou diretamente ao fornecedor. Situações comuns como a compra de um produto com defeito ou a falta de resposta de uma empresa podem ser levadas ao Juizado, especialmente quando o valor da causa é de até 20 salários mínimos, hipótese em que nem mesmo é obrigatória a contratação de advogado.
Sobre esse tema, a advogada Luciana Linares explica como funciona a atuação dos Juizados Especiais e orienta os consumidores sobre quando e de que forma recorrer a esse instrumento para buscar soluções justas e efetivas diante da violação de seus direitos.
Câmara aprova criação de Universidades Federais do Esporte e Indígena
Projetos foram enviados ao Congresso pelo Governo Federal e seguem agora para análise do Senado. Clique e saiba mais!
Mês do coração: a importância da prevenção cardiovascular
Para falar sobre a importância do check-up cardiovascular, especialmente neste mês de conscientização, o cardiologista Dr. Rodrigo Souza participa desta conversa.
Festa de São Benedito: missão, fé e caminhada em família
Sandro e Selma, Reis da Festa de São Benedito deste ano, compartilharam um pouco sobre a experiência à frente dessa festa tão querida por todo o povo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.