Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 12 MAI 2020 - 14H22

Mesmo com crescente número de mortes por Covid-19, Jair Bolsonaro avalia flexibilizar comércio




Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

A situação do Brasil com relação ao número de casos e de mortes por Covid-19 e o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro diante da situação tem preocupado os países vizinhos.

Mesmo com o país tendo ultrapassado as 10 mil mortes e sendo o sexto do mundo em número de óbitos, Bolsonaro continua dizendo que é preciso flexibilizar as medidas para que a economia volte a andar.

Com isso, recentemente o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, que é a favor das medidas de restrição, disse que o Brasil é um risco para a região da América do Sul.

José Aparecido Rolon, especialista em relações internacionais, avalia que o Mercosul é importante para os países da região e no pós-pandemia não deve haver restrições com relação às fronteiras.

Ainda nessa mesma declaração, Alberto Fernandez disse que tem muito caminhão que chega à Argentina tendo São Paulo como origem e afirmou que tem conversado constantemente com Sebastián Piñera (presidente do Chile) e Luis Alberto Lacalle Pou (presidente do Uruguai). O especialista analisa como ficam as relações comerciais com Chile e Uruguai.

As rígidas restrições impostas nos países vizinhos ao Brasil são exemplo para o país, como explica José Aparecida Rolon, utilizando a Argentina como exemplo.


Europa e China temem nova onda de casos de Covid-19 e especialista fala que é cedo para afrouxar medidas de isolamento




Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Novos surtos de coronavírus começam a pôr em dúvida o retorno à normalidade em países que recentemente flexibilizaram as medidas de isolamento social, como Alemanha e Coreia do Sul.

Também Wuhan, na China onde a pandemia teve início, registrou o primeiro caso em semanas, o que assusta especialistas e autoridades.

Doutora Vivian Vaz, médica brasileira Imunologista que atualmente vive na Alemanha, explica que tanto Europa quanto China podem, sim, viver uma nova onda de casos da doença. A médica fala sobre medidas para tentar frear novos casos da Covid-19.


Vídeo de reunião citada pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, em depoimento será analisado hoje




Ouça a reportagem ou, se preferir, leia:

Esta semana será decisiva para a PGR (Procuradoria-Geral da República) concluir se irá denunciar o presidente Jair Bolsonaro por corrupção passiva privilegiada, obstrução de Justiça e advocacia administrativa, por tentar interferir na autonomia da Polícia Federal. São vários depoimentos, que devem ser prestados até quinta-feira, para saber se é verdade ou não, as acusações do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro contra o chefe do Executivo.

Nesta investigação, Bolsonaro poderá ser denunciado pela PGR e, se a Câmara aprovar o prosseguimento das investigações, será afastado do cargo automaticamente por 180 dias. Professor Gleibe Pretti acredita que a situação está ficando insustentável, e avalia os riscos de mais um processo de impeachment no Brasil.

Diante das interferências do judiciário, principalmente quando se trata de nomeações, como no caso da Polícia Federal, bem como a falta de diálogo entre o presidente Bolsonaro e o Congresso, podem levar o país para um sistema parlamentarista.

Gleibe acrescenta ainda, que assim que a pandemia terminar, é bem possível que haja o andamento de um processo de afastamento do presidente no Congresso.

Hoje os membros do governo devem prestar depoimento, entre eles: Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo). E na próxima quinta, está previsto o depoimento da Deputada Federal  Carla Zambelli, do PSL.

:: Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...