“Noite feliz, noite feliz
Ó, Senhor, Deus de amor!
Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa, Jesus nosso bem.
Dorme em paz, ó, Jesus! Dorme em paz, ó, Jesus!”.
É Natal! E as músicas natalinas podem ser ouvidas e admiradas por cada cantinho que se contempla essa bonita e especial festividade. Como bom apreciador dessas canções, você sabe como elas surgiram?
As músicas natalinas surgiram na Igreja, a fim de celebrar o nascimento de Jesus Cristo e reforçar os valores cristãos. Assim, os padres ensinavam canções que as crianças cantavam em coro durante a época de natal, em casa e nas igrejas.
O registro mais antigo de uma música natalina é da canção “Iesus refulsit omnium”, ou seja “Jesus, luz de todas as nações”, do século IV, atribuída ao Santo Hilário de Poitiers, um dos doutores da Igreja. A tradição de comemorar o Natal com canções e músicas em coral se popularizou rapidamente, e se, a princípio as músicas de Natal possuíam melodias e ritmos musicais muito simples, ao longo do tempo, começaram a se tornar mais complexas e a utilizar mais instrumentos.
Provavelmente a mais conhecida de todas as músicas natalinas tenha sido “Noite Feliz”, originalmente em alemão chamada de “Stille Nacht”. Escrita na Áustria em 1818 pelo padre Joseph Mohr, em parceria com Franz Gruber para ser tocada na Missa do Galo da paróquia de São Nicolau. Oitenta anos depois a música já era conhecida mundialmente. Atualmente tem 330 traduções diferentes e, foi considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco em 2011.
O Nosso Palco dessa semana celebra o Natal com uma playlist especial para te contar um pouco mais dessa história.
:: Nosso Palco tem podcasts sobre música para você ouvir!
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.