Hoje a Igreja celebra a memória litúrgica São Lucas Evangelista, o Padroeiro dos Médicos e dos profissionais da saúde.
São Lucas, cujo nome significa “portador de luz”, foi médico de profissão, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Fiel companheiro do apóstolo São Paulo, Lucas foi o evangelista que mais falou sobre Maria, revelando a Anunciação, a Visita a Isabel e o Magnificat, por meio da narração que a própria Virgem lhe fez.
Rezemos pelos profissionais de saúde com o Santo Padre, Papa João Paulo II, para que com a intercessão de seu Santo Padroeiro, possam ser instrumentos de cura, misericórdia e esperança.
Oração do Médico — Composta pelo Papa João Paulo II
Senhor Jesus, Médico Divino, que na vossa vida terrena, tivestes especial atenção pelos que sofrem e confiastes aos vossos discípulos o ministério da cura, fazei-nos sempre prontos a aliviar as dores de nossos irmãos.
Fazei que cada um de nós tenha consciência da grande missão que nos foi confiada e se esforce sempre por ser, no seu serviço diário, um instrumento do vosso amor misericordioso.
Iluminai as nossas mentes, guiai as nossas mãos e dai-nos corações atentos e compassivos. Fazei que em cada doente saibamos descobrir as feições do vosso Divino Rosto.
Vós, que sois a Vida, concedei-nos o dom de vos saber imitar cada dia, não somente como médicos do corpo, mas como médicos da pessoa inteira, ajudando a quem está doente a percorrer com fé o seu caminho terreno até ao momento do seu encontro convosco.
Vós, que sois a Verdade, dai-nos sabedoria e ciência para penetrar no mistério do ser humano e de seu destino transcendente, enquanto nos aproximamos dele para descobrir as causas de seus males e encontrar os remédios adequados.
Vós, que sois a Vida, concedei-nos o dom de anunciar e testemunhar na nossa profissão o “Evangelho da Vida”, comprometendo-nos a defendê-la sempre, desde a concepção até o seu fim natural, e a respeitar a dignidade de cada ser humano, especialmente aqueles mais débeis e necessitados.
Transformai-nos, Senhor, em bons samaritanos, prontos a acolher, a cuidar e consolar todos os que encontramos em nossa profissão. Tendo como exemplo os santos médicos que nos precederam, ajudai-nos a contribuir generosamente com o nosso trabalho para a constante renovação e melhoramento das estruturas sanitárias.
Abençoai o nosso estudo e a nossa profissão, iluminai a nossa investigação e os nossos ensinamentos. E por termos vos amado e servido constantemente na pessoa de nossos irmãos que sofrem, no fim do nosso peregrinar na terra, concedei-nos poder contemplar o vosso rosto glorioso e experimentar a satisfação do encontro convosco no vosso Reino de alegria e paz infinitas. Amém!
Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai…
Por que não cantamos o Glória nas missas do Advento?
Ouvinte pergunta ao “Religião também se Aprende” sobre por que o Glória não está no canto litúrgico do tempo do Advento.
Conheça técnicas de reeducação alimentar para uma vida saudável
O foco deve ser adotar hábitos que promovam saúde e bem-estar a longo prazo.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo de Ricota com Frutas
Uma sobremesa deliciosa, molhadinha e fácil de fazer.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.