Notícias

Nossa Senhora Aparecida: devoção que cresce a cada dia!

No mês dedicado à Padroeira do Brasil somos todos convidados a manifestar nossa devoção

Escrito por Beatriz Nery

13 OUT 2022 - 09H55 (Atualizada em 05 OUT 2023 - 09H29)

Thiago Leon

Nossa Senhora sempre teve um carinho e intimidade com seus filhos e suas aparições demonstram isso ao longo da história.

Nestes podcasts contados por Pe. Paulinho, missionário redentorista, ouvimos histórias de amor e devoção com Nossa Senhora e também a Conceição Aparecida.

:: Ouça novamente o começo dessa história!


Aparecida e Guadalupe

Não é descabido traçar um paralelismo entre o papel de Nossa Senhora Aparecida na história do Brasil e o de Nossa Senhora de Guadalupe no México. É fato histórico que o milagre de Guadalupe, na aurora da colonização da América, teve enorme influência na conversão dos astecas e na configuração católica da América espanhola.

Paralelamente, guardando as distâncias, no momento em que a cultura brasileira começava a ter a sua própria personalidade, no ano 1717, quando já se dava aqui essa mistura de europeus, índios e africanos que configuram a amálgama brasileira, a devoção à Aparecida veio catalisar e confirmar essa identidade católica do país projetada e implantada por Portugal e ameaçada na altura por invasores calvinistas e huguenotes procedentes da Europa.

O encontro da imagem e os desígnios de Deus

Quando João Alves lançou a rede no Rio Paraíba e achou o corpo da imagem, e depois lançou de novo e encontrou a cabeça, vendo o perfeito encaixe das duas peças, gritou com entusiasmo para os outros dois pescadores, seu pai Domingos e Felipe Pedroso: "A Virgem Maria está conosco!".

Com o crescimento da devoção a Aparecida, esse grito pode ser aplicado ao Brasil como nação. É verdade! Nossa Senhora Aparecida está conosco e protege o Brasil! Nossa Senhora quer que saibamos que ela tem desígnios especiais para o nosso país e deseja que contemos com sua presença em Aparecida para ajudar-nos a que se cumpram os planos de seu Filho e as bênçãos de Deus Pai para nós brasileiros.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida se espalha

Desde o encontro da sua imagem, a devoção a Nossa Senhora Aparecida foi se consolidando de uma maneira espontânea e viva por meio de atitudes, palavras e gestos afetuosos, próprios dos filhos para com a Mãe.

Hinos, cantos litúrgicos, orações e até poemas e canções populares foram compostos em sua honra. Reproduções da pequenina imagem espalharam-se por numerosas igrejas, capelas, oratórios e lares cristãos do Brasil. Inumeráveis medalhas da Virgem de Aparecida pendem de pescoços e terços.

Muitas pessoas amarram nos pulsos fitas com jaculatórias à Nossa Senhora Aparecida. As novenas à Nossa Senhora Aparecida são realizadas nas centenas de paróquias dedicadas à nossa Padroeira, principalmente em preparação à sua festa, no dia 12 de outubro. Ir ao Santuário tem o sabor de voltar à "Casa da Mãe", onde todos os filhos se encontram a gosto e experimentam maior união com seus irmãos.

Abrir o coração a Maria

Milhões de pessoas vão anualmente a Aparecida abrir o coração a Maria. Contam-lhe alegrias e tristezas, sucessos e fracassos; compartilham com ela os bons desejos dos seus corações, os nobres ideais que neles brotaram… Desabafam com sua Mãe espiritual as preocupações, dificuldades e necessidades da vida, depositando-as nas suas mãos misericordiosas e recebendo consolo e conselhos maternais.

Em Aparecida, Maria volta a dizer aos homens: "Fazei o que meu Filho vos disser" (cf. Jo 2, 5). Para crescermos e aprofundarmos ainda mais na devoção à Nossa Senhora Aparecida, devemos conhecer cada vez melhor a vida santa da Virgem Maria – suas ações e virtudes – para imitá-la. E devemos conhecer também a história da sua «aparição» e da sua poderosa intercessão.

:: Vamos juntos viver esta grande festa? Acompanhe as celebrações de forma presencial ou pelas transmissões nas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube), pela Rede Aparecida de Comunicação (A12, Rádio, TV), e Aplicativo Aparecida.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...