O fim de mais um ano que chega para todos nós provoca o fechamento de mais um ciclo em nossa vida pessoal, familiar e profissional. Este tempo é uma ocasião propícia para refletirmos junto com Santo Afonso de Ligório sobre o sentido de nossa vida e de como aproveitamos o tempo que temos à nossa disposição. Comecemos refletindo sobre o tempo!
Eis que passam os breves anos, e vamos por um caminho pelo qual nunca voltaremos. Com razão, é Deus mesmo quem nos adverte para usarmos bem o tempo, pois não só é precioso, mas também muito curto. E vejam o quão rápido passaram os 12 meses do ano que hoje se encerra. Deus concedeu-nos chegar a este dia com preferência a muitos milhares de criaturas da mesma idade e talvez mais jovens; da mesma saúde e ainda mais fortes. Alguns na eternidade e nós ainda no tempo, mas como trabalhamos esse tempo? Como gastamos até agora?
Faça aqui, minha alma, aos pés de Jesus Cristo, neste último dia do ano, um exame geral de consciência.
Considere, por um lado, as inúmeras graças com que Ele te encheu durante este ano e, por outro, lembre-se dos defeitos, das falhas e talvez até dos pecados com que ofendeste gravemente ao Senhor e correspondeste à sua misericórdia infinita com a mais severa ingratidão.
Se não reparares imediatamente este tempo inutilmente perdido e mal-empregado, que espada de dor será para ti encontrar-te no teu leito de morte, perto daquele grande momento do qual depende a tua eternidade?
Com a preciosa ajuda de Santo Afonso, rezemos pedindo perdão pelo tempo que perdemos e nos propondo a deixar que a vontade de deus se cumpra em nós!
Ano novo, tudo novo: recomeços emocionais possíveis
Gisele Ceciliano aborda a importância de recomeços emocionais possíveis e do cuidado com a saúde mental na virada do ano.
Diocese de Limeira celebra 50 anos com passos significativos no processo sinodal
Confira a entrevista com o Bispo da diocese, Dom José Roberto Fortes Palau, que fala sobre os preparativos e também sobre a fase de implementação do Sínodo.
Saúde e bem-estar: como começar antes do Ano Novo
Pequenos ajustes feitos agora ajudam a chegar ao início do próximo ano com mais leveza, sem culpa e sem a sensação de recomeçar do zero.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.