Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 04 SET 2019 - 11H44

O que é bisfenol A e como isso prejudica meu filho?

Patrik Jech/Shutterstock
Patrik Jech/Shutterstock


Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

🔊 Ouça todas as quartas-feiras o quadro Ecologia na Rádio Aparecida

Uma substância química silenciosa causava danos à população, principalmente os bebês e crianças, por ser utilizada na confecção de mamadeirasDesde o dia 1º de janeiro de 2012, está proibida a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes que contenham a substância Bisfenol-A (BPA). A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e baseada em estudos que apontam possíveis riscos decorrentes da exposição ao BPA.

Onde se encontra o BPA?

Leia MaisSaiba quando o bebê pode fazer atividades físicas junto com os paisSaiba mais sobre a introdução alimentar dos bebêsBebês nascidos no inverno precisam de cuidados redobrados
O Bisfenol A é uma das substâncias mais produzidas em escala global, amplamente utilizado na confecção de embalagens alimentares, garrafas de água e recipientes plásticos, além de ser a película plástica que fica dentro das latas de conservas, nos encanamentos de água, em aparelhos médicos e dentários ou também encontrado em produtos eletrônicos.

Quais são os danos causados?

A substância, segundo a ANVISA, pode ser cancerígena e causar problemas hormonais e cardíacos, além do fato de que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito desenvolvido em crianças de zero a 12 meses.

Após estudos comprovarem seus prejuízos à saúde humana e ambiental, as mamadeiras fabricadas no Brasil e importadas para uso no país não poderão mais conter essa substância.

Como saber se o plástico contem ou não BPA?

Bruna Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista dá a dica: “Fique de olho nas embalagens com os dizeres 'BPA Free' e compre apenas deles. Os demais plásticos que já possui em casa faça como eu: recicle”.

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...