Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 24 MAR 2020 - 18H57

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

Shutterstock
Shutterstock

O óleo é um item comum na mesa do brasileiro. Além de utilizado em frituras, compõe leguminosas, carnes e frutas e é ingrediente na fabricação de várias receitas.

Mas você já parou pra pensar no que acontece com o óleo de cozinha depois de usado? Como deve ser descartado?

Esse material não deve ser descartado no ralo da pia e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera, além de correr o risco de entupimento do encanamento da casa e rede pública de esgoto.

Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), mostram que um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água!

Qual a solução? A reciclagem do óleo de cozinha usado é uma boa opção. Para realizar a coleta seletiva desse óleo, é necessário colocá-lo em garrafas PET, destinando-as à reciclagem, em algum ponto de recolhimento da sua cidade.

Segundo a SABESP, no Estado de São Paulo atualmente existem 820 pontos instalados em redes de supermercado, farmácias, postos de gasolina e escolas públicas. No site Óleo Sustentável, além de informações sobre o ciclo do óleo, é possível encontrar os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no Estado.

Acesse www.oleosustentavel.org.br

Ouça a engenheira ambiental e sanitarista Bruna Rodrigues, no quadro ‘Ecologia – Cuidando da Casa Comum’, da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...