Por Ivana Magda Em Notícias

O que mantém as flores frescas depois de cortadas?

dicas_da_ivana_19_10

As flores ficam melhor conservadas se, junto com a água, houver bebidas como refrigerantes de limão e vodca no vaso. A explicação científica é que quando cortadas, as flores são separadas de suas raízes e têm maior dificuldade para produzir energia. Para se manterem frescas, elas precisam usar elementos do meio, como água.

 

Mas a água faz o caminho do caule até as flores de modo mais lento que líquidos com leve acidez. Além desses líquidos, as flores se beneficiam de açúcar para a produção de energia. Os refrigerantes cítricos contêm água e açúcar.

 

O problema dessa mistura é que, embora facilite a produção de energia pela flor, pode também resultar na disseminação de bactérias. Essas bactérias podem danificar a flor. Um pouco de água sanitária na mistura impede o problema.

 

Quando a vodca é adicionada à água do vaso, preserva o buquê por dificultar a produção de etileno, um gás que ajuda no amadurecimento das flores. Atenção no uso de vodca. As flores não costumam sobreviver quando expostas a um grande volume de álcool. Por isso, é preciso diluir bem a vodca na água.

 

Outras dicas são cortar a parte final do caule das flores, o que ajuda a impedir a disseminação de bactérias, e trocar a água do vaso a cada três dias.

 

Colocar as flores na geladeira por seis horas antes de montar os arranjos, fará com que elas se conservem bonitas por mais tempo. O cobre é fungicida, por isso, colocar uma moedinha de cobre no vaso, ajuda a conservar as flores.

 

Uma tampa de água sanitária ajuda a conservar suas flores por mais tempo, entretanto, o caule pode adquirir uma aparência esbranquiçada. Uma alternativa à água sanitária é usar uma tampa de anti-séptico bucal. A aspirina é ácida e colocada no vaso impede as bactérias de se proliferarem.

 

Em flores que soltam leite, como o bico de papagaio, passe água quente para retirar o leite ressecado antes de colocá-las na água fria.

 

 

Fonte: Portal Bbel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ivana Magda, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.