O rock chegou cedo no Brasil, a primeira gravação do gênero foi feita em 1955 por Nora Ney, numa versão de “Rock Around the Clock”, de Bill Halley, no idioma original, mas o arranjo ainda era bem tradicional, incluindo até acordeom.
No mesmo ano, Heleninha Ferreira gravaria uma versão em português, “Na Ronda das Horas” e “Rock’n’roll em Copacabana” foi o primeiro rock com letra original em português, gravado por Cauby Peixoto em 1957.
No início dos anos 60, aconteceu a explosão da “Jovem Guarda”, versão brasileira da “Beatlemania”, liderada por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Se até o início dos anos 60 as letras do rock nacional eram na sua maioria ingênuas e românticas, a partir do surgimento da Tropicália, os temas ficaram mais sérios sob a liderança de Caetano Veloso e Gilberto Gil, pois o movimento propunha.
Entenda a trajetória do rock no Brasil passeando por seus vários ritmos no programa “Nosso Palco”:
:: Acompanhe mais podcasts musicais aqui!
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.