Em 1951, a Rádio Aparecida foi inaugurada em 8 de setembro, e teve como seu primeiro diretor o missionário redentorista padre Humberto Jorge Rafael Pieroni. Permaneceu nesta missão até 1953, sendo um dos responsáveis pela instalação física da emissora ao lado da Basílica Histórica, hoje sede da Livraria Santuário.
Ouça sobre sua história:
Chamado a ser redentorista
Nasceu no dia 5 de outubro de 1915, em Espírito Santo do Pinhal (SP). Era um dos onze filhos de Máximo Pieroni e Maria Luiza Jorge. Entusiasmado pelas pregações dos missionários redentoristas, Padres Estevão Maria e José Montezuma, entrou para o Juvenato de Santo Afonso, em Aparecida (SP), no dia 30 de janeiro de 1927, com onze anos de idade.
Em 3 de outubro do ano seguinte, ele e seus companheiros de curso foram enviados para fundar o Colégio Socorro de Pindamonhangaba (SP). Voltando dois anos depois para o Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida, passou também pela experiência da mudança do Juvenato para o Colegião. Feito o noviciado em Pindamonhangaba, fez a profissão religiosa em 1934, seguindo para Manuel Ocampo, na Argentina, lugar em que cursou os estudos filosóficos e teológicos, completando-os nos Estudantados de Villa Allende, na Argentina, e de Tietê (SP). Foi ordenado sacerdote por Dom José Carlos de Aguirre, no dia 8 de dezembro de 1939.
Habilidoso como construtor
Dotado de muito talento e habilidade para as mais diferentes atividades, colocou-se inteiramente a serviço da Vice-província e Província de São Paulo. Nos primeiros anos de sacerdócio trabalhou na paróquia e Santuário de Aparecida, foi professor no Seminário Redentorista Santo Afonso, integrou as equipes missionárias da Província, tendo residido em praticamente todas as nossas comunidades.
Pe. Pieroni se destacou principalmente como grande construtor. Mesmo não tendo estudos técnicos especializados, sua habilidade natural, criatividade e talento administrativo puseram-no à frente da construção do barracão de festas de São João da Boa Vista (SP).
Deu continuidade ao trabalho de Pe. Inocêncio na construção do Seminário Santo Afonso e reformou a livraria da Praça Nossa Senhora Aparecida, com a complementação do convento e do salão paroquial na parte superior da mesma livraria.
Edificou também o Seminário São Geraldo, em Potim (SP), cuidou das sucessivas ampliações da casa das Pedrinhas, em Guaratinguetá (SP), e sua piscina, levantou o conventinho das Irmãs junto ao Seminário Santo Afonso e o prédio da Rádio Aparecida ao lado da Basílica Velha.
Levou para outros estados sua dedicação, construindo o Seminário Menino Deus de Passo Fundo (RS), e o Seminário São José de Goiânia. Ainda em Goiás, deu início à construção do Santuário Novo do Divino Pai Eterno, em Trindade.
A Capela do Seminário Redentorista Santo Afonso é sua obra prima, mas, como ele mesmo dizia, a "pupila de seus olhos" era o Seminário São Geraldo. Durante quase oito anos, ele havia batalhado intensamente pela iniciativa de um seminário específico para a formação de Irmãos.
Autorizado pelo Governo Provincial, comprou a fazenda São Geraldo, traçou a planta e dirigiu a construção do prédio. E foi, com amor e zelo constante, o primeiro diretor dessa casa de formação. Anos mais tarde, quando alguns lançaram a ideia de unir numa só casa de formação o Seminário São Geraldo e o Seminário Santo Afonso, ele batalhou mais uma vez, agora para preservar uma entidade específica para início da formação dos futuros Irmãos.
Em 1950, Pe. Pieroni desenvolveu um trabalho de restauração da imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Ele colocou um pino interno de alumínio para unir a cabeça ao tronco, remodelou a cabeleira e retirou uma camada de breu que a cobria. Sua destreza manual permitiu-lhe ainda recuperar as instalações dos sinos das torres da Basílica e consertar os relógios da mesma igreja.
Em 1951, deu início às instalações e transmissões provisórias da Rádio Aparecida e, no ano seguinte, quando inaugurada, assumiu sua direção geral. Quando criada a Vice-província de Brasília (DF), Pe. Pieroni administrou para a mesma um sólido patrimônio.
Como dizia ele: “O segredo é não ficar ocioso, ter um grande amor à minha vocação, à minha Congregação e ter criatividade para ocupar o resto de meu tempo”.
Em meio a todas as atividades acima enumeradas, ele nunca deixou de lançar-se nas lides da pastoral. Foi pároco em mais de uma cidade. Enquanto teve forças, trabalhou na Prelazia e Diocese de Rubiataba (GO), vindo nos anos derradeiros para a comunidade do Santuário, em Aparecida. Aí o confessionário sempre o viu acolhendo os romeiros com todo o zelo.
70 anos de vida religiosa a serviço do outro
Esse gigante, entre atividades e responsabilidades, era um homem de saúde frágil. Por um tempo foi tuberculoso, ficando internado por quase dois anos em um sanatório em Campos do Jordão (SP). Por outros problemas de saúde, teve de ficar em tratamento em Águas de Santa Bárbara (SP). Por dois anos, foi vigário cooperador e por outros cinco foi o pároco.
Quando a idade já não mais lhe permitia continuar cuidando da paróquia de Nova América na Diocese de Rubiataba (GO), veio, como desejava, terminar seus dias em Aparecida, como confessor dos romeiros.
Internado na Santa Casa de Guaratinguetá, faleceu com quase 90 anos de idade, 70 de Vida Religiosa e 66 de Sacerdócio, na madrugada de 24 de janeiro de 2005.
Pe. Humberto Pieroni, Pes. Ferrerinha...maisPe. Humberto Pieroni, Pes. Ferrerinha, Dom Carlinhos e Ir. Brasil em Tietê (SP)menos Pe. Humberto Pieroni em Ordenação Dia...maisPe. Humberto Pieroni em Ordenação Diaconal (Pes. Pereira, Pieroni, Massaro e Vilela) em Tietê (SP)menos Pe. Humberto Pieroni, Vilela e outros...maisPe. Humberto Pieroni, Vilela e outros em Ordenação Sacerdotal em Sorocaba (SP)menos Pe. Humberto Pieroni e noviços em Pin...maisPe. Humberto Pieroni e noviços em Pindamonhangaba (SP) menos Pe. Humberto Pieroni, 4º Diretor em G...maisPe. Humberto Pieroni, 4º Diretor em Goiás e juvenistas em 1946 menos Pe. Humberto Pieroni em Campos do Jor...maisPe. Humberto Pieroni em Campos do Jordão (SP)menos Pe. Humberto em 1948maisPe. Humberto em 1948menos Pe. Humberto Pieroni e amigomaisPe. Humberto Pieroni e amigomenos Pe. Humberto Pieroni e Pe. César MoreiramaisPe. Humberto Pieroni e Pe. César Moreiramenos Pe. Humberto Pieroni e Pe. César MoreiramaisPe. Humberto Pieroni e Pe. César Moreiramenos Pe. Humberto Pieroni, outubro de 1994maisPe. Humberto Pieroni, outubro de 1994menos
1/19
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
- Foto: Arquivo Provincial
:: Conheça a história de outros diretores, clicando aqui!
Uso de telas na infância: Quando o excesso pode prejudicar?
Até que ponto o uso pode ser prejudicial à saúde das crianças? A psicoterapeuta Dra. Blenda Oliveira explica.
Você já ouviu falar em vendas consultivas?
Uma estratégia especial que pode ser aplicada em diversos tipos de negócios.
Rádio Aparecida inicia série de entrevistas especiais sobre a Consciência Negra
A data é relembrada anualmente sendo instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.