Notícias

Padre Inácio Medeiros: realizador das transmissões da Rádio Aparecida

Escrito por Rádio Aparecida

16 JUN 2023 - 11H00 (Atualizada em 16 JUN 2023 - 13H19)

Juan Ribeiro

Padre José Inácio de Medeiros assumiu a Direção Geral da Rádio Aparecida, a partir de janeiro de 2006 até 2010, e retornou em 2018, sendo o atual diretor. Esteve à frente de melhorias da Rádio Aparecida, entre elas as transmissões em vídeo de alguns programas da Rádio Aparecida 104.3 FM e a Rádio POP 90.9 FM.

Ouça sua história:


Despertar da vocação

Nasceu em 16 de junho de 1956, na fazenda Nossa Senhora da Penha, no município de Pirapozinho (SP). Ele é o sétimo irmão de uma família de nove filhos do casal João Inácio Medeiros e Maria Ferrari. Depois de cursar os primeiros anos do Ensino Fundamental (Primário) em sua cidade natal, entrou para o Seminário Redentorista Santa Teresinha, na cidade de Tietê (SP), no dia 8 de fevereiro de 1968, passando por todas as etapas formativas da Província Redentorista de São Paulo ao longo de 16 anos.

No dia 2 de fevereiro de 1980 professou na Congregação Redentorista após fazer o ano de noviciado na cidade de São João da Boa Vista (SP). Os estudos teológicos foram realizados no ITESP (Instituto Teológico de São Paulo). Sua Profissão Perpétua se deu durante a celebração eucarística realizada no Santuário Nacional, no dia 23 de julho de 1983, na mesma celebração em que o Servo de Deus Padre Vitor Coelho de Almeida celebrava os seus 60 anos de vida sacerdotal.

Depois de concluir os estudos teológicos assumiu o diaconato no dia 27 de agosto de 1983, em celebração eucarística realizada na Capela do Seminário Santo Afonso de Aparecida (SP). O bispo ordenante foi Dom José Rodrigues, C.Ss.R., da diocese de Juazeiro (BA). Junto com ele ordenaram-se outros 3 companheiros de curso: Sebastião Marques, Ferdinando Mancílio e Vicente André de Oliveira.

No dia 2 de fevereiro de 1984 ordenou-se sacerdote na cidade de Presidente Prudente (SP), onde reside sua família desde muitos anos. A cerimônia de ordenação sacerdotal aconteceu no Ginásio de Esportes daquela cidade e foi também presidida por Dom José Rodrigues, C.Ss.R., de Juazeiro (BA). Junto participou Dom Agostinho Marochi, bispo diocesano de Presidente Prudente (SP).

Atividades como redentorista 

Após sua ordenação, residiu por dois anos e meio na comunidade Redentorista Santa Cruz, em Araraquara (SP), integrando a Equipe Missionária e trabalhando nas Missões Populares. Na sequência passou 2 anos em Roma, na Itália, especializando-se em História da Igreja junto à Universidade Gregoriana, adquirindo o grau de Mestrado entre os anos 1986-1988.

Retornando ao Brasil, formou pela primeira vez a equipe de direção da Rádio Aparecida, juntamente com Pe. César Moreira e Ir. Mario André de Oliveira, responsabilizando-se pela coordenação da programação religiosa da emissora entre 1988-1990, residindo na Comunidade das Comunicações, hoje Comunidade Padre Gebardo.

Arquivo Provincial
Arquivo Provincial

Depois disto, por 6 anos foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Sacramento (MG), e também pároco da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, no povoado do Desemboque, além de diretor da Rádio Sacramento AM entre 1991-1996. Neste mesmo período lecionava História da Igreja para os estudantes do propedêutico, do Educandário do Santíssimo Redentor.

Quando a Província devolveu ao clero diocesano o cuidado pastoral das paróquias e da rádio, retornou a equipe missionária em 1997, primeiramente em São João da Boa Vista (SP) e depois em Garanhuns (PE) entre 1998-2004, pregando dezenas de missões em todos os estados do Nordeste do Brasil. Por fim se tornou administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Madalena, em Recife (PE). Nos 8 anos em que passou no Nordeste lecionou História da Igreja, primeiro no IFTO (Instituto Franciscano de Teologia de Olinda) e depois do Seminário Diocesano de Caruaru (PE).

Voltando a Província de São Paulo, após 8 anos como membro da Vice-província de Recife assumiu a Direção Geral da Rádio Aparecida, a partir de janeiro de 2006 até 2010. Neste tempo também lecionava História da Igreja para os estudantes do propedêutico. Em 2011 integrou a equipe do Santuário Nacional, assumindo o compromisso de “Prefeito de Igreja”, responsabilizando-se por toda sua pastoral.

Em 2012 foi transferido para a Comunidade Redentorista de Araraquara (SP), integrando a equipe dedicada à pregação das Santas Missões. Neste ano assumiu também a Comunicação Institucional da Província cuidando de seus periódicos como o Informativo Provincial. E mesmo à distância continuou gravando programas para a Rádio Aparecida. Era também membro da Equipe de Comunicação das Missões e membro do Conselho Missionário.

Em fins de 2012 foi eleito como Conselheiro Provincial e depois, no início de 2013, foi escolhido como Vigário Provincial da Província de São Paulo, sendo também membro e coordenador da Assembleia Capitular, integrando ainda o Secretariado de Pastoral e a equipe do CERESP (Centro Redentorista de Espiritualidade).

Em 2014, assumiu a Coordenação de Programação da Rádio RB2, emissora pertencente à Fundação Redentorista Vitor Coelho de Almeida, em Curitiba (PR), mas continuando a trabalhar na pregação das Santas Missões, como parte da equipe de Araraquara (SP).

Em outubro de 2014 foi reeleito como Conselheiro Provincial e ainda como Vigário Provincial da Província Redentorista de São Paulo, sendo nomeado como Secretário Provincial, cuidando de toda a Comunicação Institucional da ProvínciaEm janeiro de 2017 assumiu como Superior Provincial de São Paulo, ofício que exerceu até o início de 2019.

Além de trabalhar como missionário, administrador paroquial e radialista por todos os lugares onde passou, assumiu também o magistério lecionando a disciplina da História da Igreja em vários institutos e seminários. Ainda como Vigário Provincial e depois como Superior Provincial, continuou sendo o responsável pela área de Comunicação Institucional da Província Redentorista, editorando alguns veículos de comunicação impressa e cuidando do site redentorista e das Missões no Portal A12.

Padre Inácio teve também alguns livros publicados pela Editora Santuário, escrevendo ainda para o Jornal Santuário de Aparecida, tendo uma coluna semanal no Portal A12 e gravando programas para a Rádio Aparecida.

Atualmente reside na Comunidade das Comunicações em Aparecida, integrando a equipe de Direção da Rede Aparecida de Comunicação como Diretor da Rádio Aparecida, se responsabilizando também pela Rede Aparecida de Rádio. É periodista do Portal A12, com centenas de artigos publicados nas áreas das Missões Populares, História da Igreja, Comunicação, Rádio, entre outros.


:: Conheça a história de outros diretores clicando aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...