Padre Zezinho explica o que as imagens de santos e de Nossa Senhora não são verdadeiramente a pessoa, mas sim uma representação, uma lembrança.
Em sua explanação, padre Zezinho conta uma história em que um moço que animava a festa na sua paróquia e comandara a procissão através de alto-falantes. Quando a procissão voltou para a igreja com a imagem, ele já estava lá na frente animando, então ele disse ao povo: "Aplausos para Nossa Senhora, que acaba de entrar na igreja".
Com essa história, Padre Zezinho explica que as imagens de santos e de Nossa Senhora são uma lembrança, uma representação de uma pessoa que os católicos respeitam.
Confira a explicação completa:
Ao dizer isso, é claro que na cabeça dele estava claro que aquela imagem representava Nossa Senhora, mas não era Nossa Senhora. Só que na hora de falar, ele falou como se fosse a própria Nossa Senhora, em carne e osso ou descida do céu, que estava entrando naquela igreja.
Qual foi o erro dele? Ele tinha um conceito que guardou para si e não soube expressá-lo. Então, mostrou uma coisa concreta, que era a imagem, e tratou uma coisa concreta como se a imagem fosse a pessoa que ela representava.
Leia MaisO culto das imagensIsto, e muitas outras coisas semelhantes a esta, levam muitos cristãos católicos e até evangélicos a confundir as coisas. Ou você gosta tanto da Bíblia? Mas não é do livro, e sim das palavras, o conteúdo do livro que você respeita.
Também a imagem traz uma lembrança de uma pessoa que não sabemos como era: Traz o rosto de Maria, só que esta imagem não é Maria.
O moço poderia ter dito: "Aplausos para Nossa Senhora, que está simbolizada naquela imagem que acabam de trazer no andor!"
Ele não explicou e, portanto, disse uma coisa que foge ao conceito da imagem: a imagem não vale por si mesma, ela vale por quem ela representa, e a representada não estava entrando ali naquela porta; era só a imagem dela. Às vezes falta isso na nossa Igreja, e é por isso que nos confundimos.
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.