Já de muitos anos se celebra o mês de outubro como o mês de Maria, porque nele nós celebramos nossa padroeira maior, Aparecida das águas. Maria é modelo para as mulheres porque foi mãe, experimentando os sonhos, as dores, as alegrias e as humilhações que tecem a vida de todas as mulheres.
Ela experimentou na carne as implicações da condição das mulheres de seu tempo, mas soube transcender todos os condicionamentos, assumindo a vocação de mãe do Verbo Encarnado.
Com este especial queremos nos preparar para celebrarmos bem a festa da Rainha e Padroeira do Brasil, a partir de mensagens tiradas de um texto do Pe. Zezinho que fala sobre as mulheres. Escute:
Existe uma mulher e existem as mulheres. Existem as mulheres como seres indefinidos, anônimos, mas existe a pessoa de uma mulher que todos conhecemos. A mulher não é uma pessoa simples, o homem não é uma pessoa simples, mas a mitologia define a mulher como um ser muito mais complexo.
As condições de vida e os desafios que as mulheres enfrentaram nas sociedades de todos os tempos fizeram com que as mulheres se tornassem muito mais complexas. Quantos estudos já foram feitos tentando desvendar esta complexidade. No entanto, a mulher é, ao mesmo tempo, uma criatura muito simples. Tão simples quanto a flor é simples! Tão simples quanto o amor é simples! Tão simples quanto a maternidade é simples! Existem, porém, as mulheres que se fazem complicadas devido as suas muitas imperfeições.
Durante séculos a mulher carregou os vícios de uma sociedade patriarcal, machista e desigual. Nem votar a mulher podia... A sociedade brasileira ainda hoje faz por aumentar essa desigualdade.
A mulher merece muito mais estudo que o homem, e sabe por quê? Porque ainda se joga em seus ombros preconceitos possíveis e imagináveis em todas as culturas: Mulher não sabe dirigir, mulher é fofoqueira, mulher não sabe tratar assunto sério, não faz filosofia e não tem jeito para negócios... Mulheres, Mulheres, Mulheres.
As Sagradas Escrituras não se preocupam se Adão e Eva de fato existiram. Eles são personagens símbolos da raça humana. São protótipos! Mas, por que Adão nasceu primeiro? Por que se atribui justamente o primeiro pecado à mulher?
Como é mesmo esta história de Paraiso perdido? O bom Deus os expulsou do Paraíso, a culpa veio do pecado da mulher. Mas, por que Adão ao procurar o Paraíso o encontra justamente nos braços e no carinho de sua mulher?
:: Baixe o App Aparecida e acompanhe a Rede Aparecida de Rádio!
A importância de buscar as repostas da vida em si mesmo
A professora neurocientista Andrea Deis lhe convida essa semana a uma reflexão mais profunda sobre si mesmo.
Minuto Eleições: Como é definido o número de mulheres candidatas?
Uma série de perguntas e respostas que permitem um olhar diferenciado sobre o papel do cidadão consciente diante das urnas!
Nova parceria entre Brad Pitt e George Clooney já é sucesso nas telinhas
Filme ainda nem estreou e já tem sequência confirmada.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.