Notícias

Pop gaúcho da dupla Kleiton e Kledir no Brasil com S

Escrito por Beatriz Nery

28 MAI 2023 - 10H00 (Atualizada em 29 MAI 2023 - 10H44)

Rodrigo Lopes/Divulgação

Os irmãos Kleiton e Kledir nasceram em Pelotas (RS). Começaram a estudar música muito cedo e nos anos 1970 foram para a universidade na capital do estado, em Porto Alegre, onde cursaram Engenharia, e também Composição e Regência. Em 1975, com mais 3 amigos, formaram a banda “Almôndegas”, um marco na história da música popular do Rio Grande do Sul.

Foram 4 discos gravados e uma infinidade de shows nos quais o pop, o rock e o folclore gaúcho se misturavam com perfeição. No final da década, quando já moravam no Rio de Janeiro, o conjunto acabou e os dois decidiram seguir carreira atuando como dupla.

Em 1980, participaram e fizeram sucesso no último festival de música da TV Tupi, com "Maria Fumaça", baseada em ritmos gaúchos. No mesmo ano, lançaram o primeiro LP. Rapidamente, a dupla se transformou em um enorme sucesso. Nessa época, já tinham composições gravadas por nomes como Fafá de Belém e MPB4.

Nos anos 1980, numa época de renovação da MPB, Kleiton e Kledir trouxeram o sotaque e a nova música do Rio Grande do Sul para os palcos e as rádios de todo o país. Relembre essas canções!

:: Acompanhe o melhor da música brasileira clicando aqui!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...