Notícias

Programa “Encontro DX” comemora 35 anos na Rádio Aparecida

E no aniversário da emissora, direção lança novidade para os dexistas

Escrito por Rádio Aparecida

10 MAR 2021 - 08H37 (Atualizada em 16 FEV 2022 - 09H41)

No ano em que a Rádio Aparecida comemorou o seu 70º aniversário, em setembro, um dos clássicos programas da emissora completa 35 anos no ar, neste mês de novembro. Além disso, o “Encontro DX” é o mais antigo programa dedicado ao dexismo no idioma português, apresentado por Cassiano Macedo e veiculado aos sábados, às 19h.



Para marcar as duas datas comemorativas, a Rádio Aparecida está lançando o cartão QSL digital, que será enviado nesse período aos dexistas que conseguirem, à longa distância, sintonizar a Rádio Aparecida. A prática de sintonizar emissoras e receber o cartão de confirmação já é muito comum entre os apaixonados por rádios.

“O dexista é aquele que tem como hobby sintonizar e identificar as diferentes estações que estão disponíveis no dial, mas com um detalhe: emissoras que estão distantes do local da recepção e, em geral, com potência de transmissão baixa. (...). Em geral, o dexista se especializa nas Ondas Curtas. (...). O QSL seria como um troféu. Se uma pessoa lá na Rússia ouvir a R.A. pelas Ondas Curtas, ele não vê a hora que enviemos o cartão confirmando a sintonia. O QSL é um antigo código internacional usado até hoje nas comunicações e, no caso específico, significa que o contato foi confirmado, afirma Cassiano Macedo.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Cassiano Macedo, apresentador do programa "Encontro DX"


Dos inícios da veiculação do programa “Encontro DX”, em 1986, até o momento, mudanças significativas são percebidas pelos dexistas, entre elas, as atuais dificuldades de sintonia:

“Na década de 1980 era mais fácil, sim, ouvir Ondas Curtas e praticar o dexismo. Hoje em dia existe uma grande quantidade de interferências eletromagnéticas, mas são muitas mesmo: cercas elétricas, torres de celular, lâmpadas modernas (...). Eu ouvia a extinta Rádio Berlim Internacional no meu carro, em Ondas Curtas. Agora, isso é praticamente impossível, comenta Cassiano.

A passagem do tempo também fez com que os dexistas mudassem a maneira de se comunicar com as emissoras, solicitando o cartão QSL. “As pessoas mandam muito mais e-mails, sem contar alguns que enviam (a comunicação) direto para o meu WhatsApp. Além disso, nesse momento está havendo um embargo nas cartas por causa da pandemia; poucos países aceitam cartas do Brasil e vice-versa. Um exemplo que tenho anotado: entre março e abril de 1998, recebemos 28 cartas, isso quando o programa tinha 30 minutos de duração, agora são 50 minutos”, diz o apresentador.

Resistência diante das mudanças da comunicação

Juan Ribeiro/Rede Aparecida
Juan Ribeiro/Rede Aparecida
Padre Inácio Medeiros, diretor da Rádio Aparecida

O “Encontro DX” segue resistindo às transformações na comunicação, no decorrer das décadas, sendo transmitido semanalmente pela Rádio Aparecida, que, por sua vez, valoriza dentro da sua história a contribuição dada por todos os dexistas que realizam o programa: 

“O Encontro DX é o programa de rádio que fala do rádio e fazemos questão de mantê-lo em nossa grade por sua proposta muito válida para os nossos dias. Decidimos criar o cartão QSL digital comemorativo e, assim, reforçamos a nossa parceria”, afirma o diretor da Rádio Aparecida, padre Inácio Medeiros.

Inicialmente produzido para o grupo de dexistas e radioescutas, o “Encontro DX” hoje oferece um conteúdo amplo aos seus ouvintes sobre o mundo do rádio, com notícias sobre novas emissoras, entrevistas com comunicadores, DRM (Digital Radio Mondiale), entre outros assuntos.

Para fazer contatos com o apresentador, Cassiano Macedo, envie um e-mail: encontrodx@gmail.com.


Ouça o programa sintonizando as Ondas Curtas da Rádio Aparecida, acessando a12.com/radio ou baixando o aplicativo “Aparecida”.

Live de Comemoração


Gostou desse post? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...