Ouça o podcast ou, se preferir, leia:
A ouvinte Isabela Maria, de Itapeva (MG), de 17 anos, soube do quadro "Religião também se Aprende" da Rádio Aparecida por meio de sua mãe, que é também ouvinte e, ao ler uns artigos, ficou com dúvida sobre a diferença entre seita e religião.
O Padre Carlinhos, reitor do Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), explica que o termo seita pode derivar do latim ‘secta’, que significa ‘cortada’ ou ‘secor’, que significa “seguir , caminhar atrás”. “A seita é vista como um pequeno grupo separado de uma religião principal, passando a seguir crenças ou práticas desviantes”, afirma.
Muitas seitas são extremistas e agressivas em sua relação com as outras igrejas na conquista de novos adeptos. Têm também como características a separação, a dissonância ou a contraposição sobre as concepções e práticas mais difundidas historicamente, afirmadas e reconhecidas, propondo-se como alternativa a elas.
As principais características de uma seita são:
- a ruptura com a sociedade; - é fundada em oposição a ideias e práticas vigentes; - professa um radicalismo religioso; - é uma comunidade fechada em que cada indivíduo depende do grupo; - obediência ao chefe ou um guru; - requer-se dos membros a submissão incondicional à direção do grupo; - a vida interna da seita é sigilosa; - o entusiasmo pelo chefe da seita é tal que pode chegar a cegar ou fanatizar os adeptos do grupo. |
Entenda melhor sobre seita e religião no podcast acima!
:: Tire mais dúvidas religiosas clicando aqui!
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.