Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 23 NOV 2018 - 08H32

Saiba como aproveitar a Black Friday


Lojistas e consumidores estão à espera da Black Friday, uma das maiores promoções do comércio, que acontece neste dia 23/11 e promete descontos de até 80%. O professor Drauzio Antônio Rezende Junior, mestre em Gestão de Desenvolvimento Regional, economista e contador, conta as vantagens e desvantagens desse período de compras:


O que é a Black Friday?

Os americanos criaram, após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), numa quinta, por isso a Black Friday acontece numa sexta-feira. Faça-se uma promoção para limpar a ponta de estoque para atualizar as prateleiras e preparar o espaço para os produtos de Natal. Já no Brasil, é momento de impulsionar as vendas e aquecer a economia, já pensando nas festas de fim de ano.


Qual o impacto dessa promoção no comércio brasileiro?

Ela se tornou uma das mais importantes datas do comércio, diluindo as vendas de Natal. Ganhou importância porque as pessoas anteciparam as suas compras.


Como saber se os preços estão baixos realmente para compensar comprar o produto?

É uma data estimulante para o consumo, mas é preciso atenção. A melhor forma de saber se o produto está realmente num preço bom é não confiar na informação da etiqueta (50, 60, 70% de "desconto"). O ideal é que se tenha noção prévia do que ele verdadeiramente queira comprar e vá acompanhando os preços meses antes, para comparar com o praticado no dia.


A que você atribui a desconfiança em relação às promoções?

A pouca confiança é a memória negativa das primeiras Black Fridays, em que muita gente acreditou. Elas se sentiram ludibriadas por muitos anos seguidos, por comerciantes que não fizeram as promoções de forma correta. Pesquise e não compre no primeiro site que aparece.


Quais os perigos de comprar por impulsividade?

O consumo consciente é importante. É perigoso comprar sem pensar que a renda é limitada. O perigo do consumismo é comprometer com prestações a renda futura e ficar endividado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.