Notícias

Senado aprova André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal

Escrito por Rádio Aparecida

02 DEZ 2021 - 15H43 (Atualizada em 02 DEZ 2021 - 16H58)

Shutterstock

O advogado, ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça foi aprovado na última quarta-feira (1º) pelo plenário do Senado e será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição a Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho. André Mendonça recebeu, em votação secreta, 47 votos a favor e 32 contrários. 

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, Mendonça foi sabatinado durante oito horas pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O colegiado aprovou a indicação por 18 votos a 9. No plenário, Mendonça obteve somente seis votos a mais que o necessário (maioria absoluta de 41).

A sabatina de André Mendonça começou às 9h30 e durou oito horas. Mendonça tratou, entre outros assuntos, sobre religião, acordos de delação premiada e a atuação de quando era ministro de Bolsonaro. Durante a sabatina o ex-ministro afirmou seu compromisso em respeitar as decisões e as ações tanto do Poder Legislativo como do Poder Executivo.

O ex-ministro disse ainda que "jamais" agiu "com o intuito de perseguir ou intimidar" ao requisitar, enquanto ministro da Justiça, a abertura de inquéritos contra críticos do presidente Jair Bolsonaro com base na antiga Lei de Segurança Nacional.

Em um trecho um pouco mais polêmico, Mendonça disse que a democracia no Brasil, ao contrário de outros países, não foi conquistada com "sangue derramado".

Mendonça deu a declaração sobre o país não ter tido "sangue derramado" ao ser questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) sobre a opinião dele a respeito de falas antidemocráticas e de apologia ao AI-5 (ato mais repressivo da ditadura), frequentemente feitas pelo presidente Jair Bolsonaro.

O Notícias em Trinta traz ainda o pedido da Anvisa ao governo para restringir voos e exigir vacinação completa de viajantes. Acompanhe essas e outras notícias da Igreja no Brasil na edição de hoje (02). 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...