Notícias

Sou católico mesmo não praticando a religião?

Escrito por Beatriz Nery

06 DEZ 2021 - 13H58 (Atualizada em 20 JAN 2023 - 11H27)

Marijus Auruskevicius/Shutterstock

Uma pesquisa da Datafolha publicada em 2020 pelo jornal "Folha de S.Paulo" apontou que 50% dos brasileiros são católicos. Apesar desse dado, nem todos praticam a religião e são apenas batizados. Uma ouvinte da cidade de Ponta Grossa (PR), que não quis ser identificada, enviou uma dúvida à Rádio Aparecida pelo quadro "Religião também se Aprende" sobre sua atitude na Igreja.

"Sou batizada na Igreja Católica, porém faz tempo que não pratico os Mandamentos da Igreja, não tenho ido à missa e há 8 anos não me confesso e não comungo. Mesmo rezando as minhas orações em casa e com a fé que tenho em Deus, me preocupo em saber se estou certa ou errada. Por não ser praticante da religião, deixo de ser católica ou apenas o batismo e minha fé garantem minha salvação?"


Padre Carlinhos traz sua explicação por meio de uma analogia bem interessante:

"Imagine uma pessoa que é convidada para uma grande festa com uma mesa farta de variedades de salgados e bebidas; depois vai ter uma banda bem legal que você vai poder dançar, que vai ter brincadeiras e jogos para se divertir. Você vai à festa e não faz nada disso: não come, não bebe, não dança, não festeja, não se diverte e só fica sentadinha só observando intacta. É mais ou menos assim que você está em relação a sua fé. Quando nos fechamos para vivência dos Sacramentos em nossa vida, praticamente nos fechamos para os efeitos que ele realiza em nossa vida, ou seja, deixamos de fortificar a nossa fé e por consequência deixamos de agir conforme a vontade de Deus e por isso a gente não percebe, mas vai pouco a pouco se afastando da amizade com Deus", afirma.

:: Ouça mais dúvidas religiosas clicando aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...