Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 04 MAI 2021 - 15H28

SUS gasta R$3 bilhões para combater Covid-19 em menos de um ano

Dados do sistema de informações hospitalares do Ministério da Saúde revelados em reportagem do site UOL apontam que as internações de pacientes com covid-19 custaram ao menos R$ 2,99 bilhões aos cofres do Sistema Único de Saúde (SUS) desde o início da pandemia até fevereiro de 2021.

De acordo com a sanitarista Bernadete Peres, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, o gasto com a hospitalização pela Covid é bem alto, mais ainda aquém da necessidade brasileira. A especialista atribuiu a falta de recursos que ainda poderiam ser aplicados ao chamado teto de gastos.

add Prefere ouvir o jornal como podcast? Acompanhe abaixo:


O que é teto de gastos?

O teto de gastos é, como o nome sugere, um limite de gastos para a União. Ele foi instituído por uma emenda constitucional aprovada em 2016 e que estabelece que os gastos do governo pelos próximos 20 anos – até 2036 – devem crescer de acordo com a inflação de um ano para o outro.

Isso significa que o governo federal não deveria criar um orçamento maior do que o ano anterior, mas somente corrigi-lo de acordo com a inflação: se a inflação no período for de 3%, o orçamento do ano seguinte poderá ser 3% maior.

Para relembrar: a inflação é um indicador da economia que mostra a variação de preços de produtos, aluguéis, serviços, etc. O indicador oficial de inflação no Brasil é o IPCA, Índice de Preços para o Consumidor Amplo, embora existam outros.

Fonte: Nubank

Assista em 5:32.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.