Notícias

Tratamento em estudo no Brasil resulta na remissão de câncer

Paciente de 61 anos fazia tratamentos contra a doença há 13 anos

Escrito por Rádio Aparecida

30 MAI 2023 - 09H56 (Atualizada em 30 MAI 2023 - 12H06)

Thaiview/Shutterstock

Uma boa notícia sobre um novo tratamento em estudo no país. Um publicitário de 61 anos, que fazia tratamentos contra o câncer havia 13 e estava prestes a receber cuidados paliativos, foi submetido a um tratamento considerado revolucionário no combate à doença em abril e, em apenas um mês, teve remissão completa do seu linfoma

Até agora, Paulo Peregrino é um dos 14 pacientes que foram tratados com o CAR-T Cell, a terapia que combate a doença com as próprias células de defesa do paciente modificadas em laboratório.

O estudo usa verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os pacientes tratados tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores. A recuperação foi no Sistema Único de Saúde (SUS)

 O método tem como alvo três tipos de cânceres: leucemia linfoblástica B, linfoma não-Hodgkin de células B e mieloma múltiplo, que atinge a medula óssea. O tratamento contra mieloma múltiplo ainda não está disponível no país. 

O caso de Paulo Peregrino é o mais recente de remissão completa em curto período de tempo do grupo de estudos, com os 14 pacientes do Centro de Terapia Celular. O protocolo foi adotado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão PretoPaulo teve alta no domingo (28) depois de ficar sob cuidados médicos no Hospital das Clínicas da cidade de São Paulo.

Você vai conferir:

- Dez presidentes de países da América Latina visitam o Brasil para reunião com Lula.

- Lula diz que reunião com Maduro é momento histórico e vê 'preconceito' de países contra Venezuela.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...