A correria e a rotina estressante do dia a dia tem provocado o aparecimento de diversos distúrbios psicológicos. Esses distúrbios podem gerar tantos malefícios quanto uma doença mais grave, isso porque provocam e desencadeiam uma série de comportamentos nocivos que podem prejudicar não só o corpo físico, como também a mente.
Entre eles estão a Síndrome de Burnout, conhecida também como “a síndrome do esgotamento profissional”. Ela acontece diante da forma que a pessoa passa a lidar com o ambiente a partir do momento que as exigências ultrapassam as habilidades do profissional. A doença acontece por desgaste excessivo do organismo, na tentativa de responder a uma situação que a pessoa não possui recursos suficientes. É um processo iniciado pelo estresse e desenvolvido pela exposição excessiva e recorrente.
Os principais sintomas da Síndrome de Burnout são:
- distúrbios do sono - dores musculares e de cabeça - irritabilidade - alterações de humor - falhas de memória - dificuldade de concentração - falta de apetite - agressividade - isolamento |
Para fugir da síndrome há algumas estratégias de defesa que são importantes, como por exemplo:
- criar e manter um estilo de vida saudável, - ter um hobby ou atividades prazerosas que não tenham a ver com trabalho, - conseguir equilibrar as necessidades pessoais e profissionais, - buscar uma conexão com a espiritualidade ou com a natureza, - falar sobre como você está se sentindo, - estimular conexões sociais prazerosas, - buscar o autoconhecimento. |
Dariane Gatto, especialista em negócios, afirma que a rotina de empreender é exigente. “É preciso estar atento ao seu próprio comportamento, mudanças repentinas de humor, estados emocionais é fundamental para preservar a sua saúde física e psicológica”.
Rezemos ao Sagrado Coração de Jesus nesta 1ª sexta-feira de dezembro
Reze a oração ao Sagrado Coração de Jesus na 1ª sexta-feira do mês
Comunicadores de rádios e TVs católicas participam de encontro em São Paulo
Encontro refletiu desafios da evangelização no ambiente digital.
Dezembro chegou! Pelo o que você é grata?
Convidamos você a ouvir, a refletir e ser grata pelo ano que passou em alguns simples passos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.