Por Luciana Gianesini Em Assembleia Geral CNBB Atualizada em 02 MAI 2019 - 10H20

D. Orlando: Assembleia é oportunidade esclarecedora e evangelizadora

Arcebispo fala sobre a abertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

Neste primeiro dia da 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Redação A12 ao Vivo vem em edição especial, trazendo o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que apresenta um panorama e as primeiras impressões sobre este importante momento para a Igreja no Brasil.

O jornalista Eduardo Gois conversou com Dom Orlando nos estúdios do A12 e trouxe os principais pontos da abertura do evento.

Confira!

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Oportunidade esclarecedora e evangelizadora

Dom Orlando explicou a quem estava acompanhando a transmissão que a AG é uma reunião, uma oportunidade esclarecedora e evangelizadora. É um encontro de 10 dias onde os bispos rezam, estudam, partilham a vida e, principalmente, tratam dos assuntos pastorais da igreja – os trabalhos e ações que a igreja e cada diocese têm para com os seus fieis, doentes, pobres, migrantes, etc. "Os bispos, como bons pastores, que cuidam de seu rebanho, estão reunidos pensando na fé, no bem e na elevação do nível de vida de todas as pessoas. Isto é a Assembleia Geral da CNBB", disse o arcebispo.

A AG já acontece desde 2011 em Aparecida. Neste ano, irá definir as diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil para os próximos 4 anos. É um plano de ações concretas, definição de rumos sobre para onde vai a Igreja: que ponto quer tocar, melhorar, aprofundar no Brasil. Isso engloba a vida espiritual, a vida de igreja, a vida humana e social, porque cuidamos da pessoa em sua totalidade, como fez Jesus. 

Dom Orlando também destacou a importância de o A12 estar participando ativamente deste momento, com as transmissões e a cobertura especial: "Nós somos aquilo que comunicamos. E o povo sai ganhando, porque há uma mensagem e devem haver ouvintes", disse.

A evangelização nas grandes cidades

Falando de um dos pontos que devem ser abordados neste encontro dos bispos, Dom Orlando lembrou que cerca de 86% dos brasileiros vivem em área urbana. "É o lugar onde Deus mora, onde buscamos melhores níveis e possibilidades de vida. Porém, os centros urbanos têm pontos negativos para a saúde, como o trânsito, o barulho... Também há desemprego, isolamento por falta de comunicação... Mas se o povo está na cidade, a Igreja deve estar onde o povo está. E nós nos alegramos com a evangelização do ambiente urbano. Lá estão a TV, o celular, os meios de comunicação, e isto abrange o povo todo.

Nos interessamos pelas dores de quem mora na cidade. Entretanto, o homem e a mulher são condicionados pela cultura urbana. Por exemplo, a Semana Santa se torna feriadão. A dimensão religiosa está diminuindo e gerando um afastamento da igreja e uma cultura que não ajuda a viver a religiosidade. Nossa tarefa é levar o Evangelho a essa realidade complexa e difícil.

Manifestar acolhimento e voltar-se ao povo de Deus

Em sua mensagem final, Dom Orlando expressou seu desejo de acolher, de modo muito fraterno, os seus colegas bispos: "Para nós, é uma grande graça que a AG esteja acontecendo aqui desde 2011. Isso faz com que a Arquidiocese, a devoção a Nossa Senhora Aparecida e o Santuário se tornem mais sólidos e conhecidos. Que os bispos se sintam em casa, porque 'o Santuário é nacional', é a Casa da Mãe e nós somos filhos e filhas de Nossa Senhora. Ela nos ama com o mesmo amor com que amou Jesus. Que sintam-se bem e abençoados. Estamos à disposição e queremos pedir as orações pela nossa Assembleia, porque tudo o que se faz aqui e as decisões que aqui se tomam voltam para as dioceses, paróquias e para o povo de Deus".

Por fim, Dom Orlando abençoou aos trabalhadores, aos que estão trabalhando diretamente na Assembleia e aos que estão acompanhando a cobertura pela Rede Aparecida de Comunicação. Disse que os locais de trabalho são "altares onde o povo se santifica" e pediu aos desempregados que não percam sua esperança.

Confira o vídeo do Redação A12 ao vivo especial da Assembleia Geral da CNBB - 1º dia

:: Acompanhe a cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB na página a12.com/cnbb

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Assembleia Geral CNBB

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.