Nesta segunda-feira (24), Dom Jaime Spengler foi eleito, pelo episcopado brasileiro, o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a 60ª Assembleia Geral dos Bispos.
O arcebispo metropolitano de Porto Alegre tem 62 anos e nasceu na cidade de Gaspar, em Santa Catarina, no dia 06 de setembro de 1960. Atuou como vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 2019 e abril de 2023. Foi eleito 1º Vice-presidente da CNBB em maio de 2019.
Episcopado
Dom Jaime é arcebispo de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, que na mesma época recebeu o pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.
Anteriormente, em 10 de novembro de 2010, havia sido nomeado pelo Papa Bento XVI, como bispo titular da Arquidiocese de Porto Alegre.
Foi ordenado bispo pela imposição das mãos do então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, no dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, na cidade de Gaspar. O seu lema episcopal é o versículo “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6, 14).
No balanço da presidência da CNBB (2019-2023), Dom Jaime comentou um fato que o marcou como membro ao longo desses anos:
“Uma experiência forte que me marcou foi a visita que fizemos logo no início de nossa gestão à Diocese de Boa Vista, (RR), quando tivemos oportunidade de verificar “in loco” o trabalho de acolher os migrantes venezuelanos e haitianos, desenvolvido pela Diocese de Boa Vista e o Exército brasileiro, com a colaboração de variadas forças da sociedade. A colaboração de muitos certamente fez a diferença neste trabalho de acolhida!”, afirmou.

Cargos ocupados
Formação
Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre e CNBB
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.